Na manhã da última quarta-feira, 09 de julho, o pastor Luiz Sayão, fundador e líder da Igreja Batista das Nações Unidas (IBNU), localizada em São Paulo, foi internado após apresentar sintomas compatíveis com um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A informação foi divulgada por meio de uma postagem no perfil oficial do pastor no Instagram.
Segundo a publicação, Sayão está hospitalizado para realização de exames. O estado de saúde foi descrito como “estável e em paz”. O comunicado no Instagram afirma: “Depois de passar mal pela manhã bem cedo, internado no hospital para exames de sintomas de AVC. Estável e em paz. Agradecido pelas orações”.
O episódio ocorre menos de dois meses após uma outra internação. Em maio, o pastor foi levado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após sofrer um AVC. Na ocasião, ele relatou ter recebido atendimento imediato, o que, segundo ele, foi fundamental para evitar sequelas. “Recebi o tratamento de imediato, o que faz toda a diferença para não ter sequelas. Eu, por exemplo, tinha perdido a fala praticamente completa, e olha como eu estou falando, né?”, afirmou na época, durante sua recuperação.
Ainda em maio, Sayão passou por uma cirurgia cardíaca para correção de uma má formação congênita no músculo cardíaco, condição que, segundo ele, aumentava o risco de acidentes vasculares cerebrais. “Tudo isso acontece por causa de um pequeno problema de nascimento que eu tenho, que agora se desdobrou”, explicou.
Luiz Sayão é conhecido no meio evangélico brasileiro por seu trabalho como pastor, linguista e professor de teologia. Ele também é tradutor e colaborador de diversas versões da Bíblia em português.
Até o momento, não há previsão de alta. Familiares e membros da igreja seguem pedindo orações e atualizando os fiéis sobre o estado de saúde do pastor por meio das redes sociais.