Membros da Igreja Adventista da Promessa realizará no próximo domingo (20/07) o “Abraço Solidário”, evento gratuito aberto à comunidade de Sorocaba, cujos religiosos esperam ser um momento de acolhimento para pessoas com necessidades de atendimento em diversas áreas.
A programação ocorrerá entre 9h e 16h, na sede da congregação (Rua Antônio Araújo Hummel, 94 – Vila Helena), serão oferecidos alimentos, kits de higiene e um espaço dedicado ao apoio emocional, com momentos de orações e aconselhamento individual.
O líder da instituiçãoo, Marcos Silva, que também coordena a iniciativa, contou detalhes do que os religiosos esperam, neste caso, oferecer o que acreditam ser o reflexo do amor de Jesus para o próximo:
“Queremos demonstrar o amor de Cristo através de ações concretas, suprindo necessidades básicas e acolhendo com o coração aberto”, disse ele por meio de um vídeo gravado e divulgado nas redes sociais (acima).
A ação integra o calendário social da denominação e visa atender dezenas de famílias de baixa renda da região, sem exigir inscrição prévia.
Serviço
Onde: Igreja Adventista da Promessa
Endereço: Rua Antônio Araújo Hummel, 94 – Vila Helena, Sorocaba/SP
Quando: 20 de julho (domingo), das 9h às 16h
Entrada: Gratuita, sem agendamento.
Importância da religião
Desde o período colonial, instituições religiosas atuam na assistência social brasileira, demonstrando a grande importância da religião no contexto social, tendo em vista às deficiências do Estado no acolhimento dos mais necessitados.
As Santas Casas de Misericórdia (fundadas por irmandades católicas no século XVI) foram pioneiras, seguidas por entidades protestantes a partir do século XIX. Hoje, ações são realizadas por católicos, evangélicos e adeptos de outras religiões, sendo um recorte da diversidade cultural brasileira.
Dimensão e Alcance
Escala:
21% das organizações da sociedade civil (OSCs) registradas possuem vínculo religioso (IBGE, 2022).
Exemplos emblemáticos: redes de sopão, distribuição de cestas básicas, abrigos para dependentes químicos (Ex.: Cristolândia) e acolhimento a vítimas de violência.
Capilaridade:
Projetos atingem áreas negligenciadas pelo poder público, como:
Periferias urbanas;
Comunidades rurais;
Territórios indígenas.
Por fim, ações dessa natureza, de acordo com alguns apologistas cristãos, refletem um tipo de compromisso que vai além das barreiras da religião, pois refletem a natureza comum da humanidade criada por Deus. Veja também:
“Em nome de Jesus”, avião-hospital decola para socorrer vítimas da Covid-19 no mundo