O espaço que abrigou o templo da Igreja Renascer em Cristo no Edifício Copan, localizado na região central de São Paulo, deverá ser reativado como cinema. A informação foi confirmada pelo síndico do edifício, Affonso Celso Prazeres de Oliveira, que declarou que o imóvel já foi adquirido por uma empresa e está em fase de documentação para reabertura.
O local funcionou como o Cine Copan entre os anos de 1970 e 1980, sendo uma das principais salas de exibição da cidade, com capacidade superior a mil lugares. Após o fechamento do cinema em 1986, o espaço permaneceu desocupado até ser comprado pela Fundação Renascer, que utilizou o imóvel como templo religioso entre 1993 e 2008.
“Quando eu cheguei aqui, o cinema estava sendo vendido para a Renascer. Foi bem no momento da liquidação, quando os cinemas de rua começaram a desaparecer. E, aqui em São Paulo, antes disso, entre a São João e a Ipiranga, havia diversos cinemas. Eu frequentava bastante o Ouro Verde. Foi nessa mesma época que o Grupo Haway abriu o Cine Copan aqui. Agora ele está em processo de documentação para ser reaberto novamente”, afirmou Affonso Oliveira.
A venda do imóvel está atualmente sob sigilo judicial. O síndico informou que a proposta apresentada visa reativar o espaço como um cinema de uso múltiplo, com uma abordagem diferenciada. “O que me disseram é que vai ser algo inovador. Parece que já está tudo fechado, mas falta acertar alguns detalhes”, declarou Oliveira ao G1.
A Igreja Renascer em Cristo divulgou nota informando que não possui relação com o imóvel desde 2008, ano em que a Prefeitura de São Paulo interditou o espaço. Naquele mesmo ano, a Fundação Renascer foi liquidada judicialmente e seus bens foram bloqueados por determinação da Justiça Federal.
O Edifício Copan, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, é um dos marcos da arquitetura moderna brasileira e abriga apartamentos, comércios e serviços. O retorno do antigo cinema é visto por moradores como parte do processo de revitalização da região central da capital paulista.