O ator José Dumont, de 75 anos, condenado por pedofilia, voltará a aparecer na programação da TV Globo. A emissora anunciou que a novela Terra Nostra, exibida originalmente em 1999 e da qual Dumont fez parte do elenco, será reprisada a partir de 1º de setembro, substituindo História de Amor.
Dumont foi preso em flagrante em setembro de 2022, acusado de armazenar material de pornografia infantil. Em outubro do mesmo ano, foi liberado com uso de tornozeleira eletrônica. Em julho de 2023, recebeu condenação de 1 ano de reclusão e multa. Por ter mais de 70 anos, a pena foi reduzida e ele pôde recorrer em liberdade. O recurso está em andamento, aguardando novo julgamento.
O inquérito teve início após câmeras registrarem Dumont beijando um menino de 12 anos. Em depoimento, o ator afirmou que o material encontrado em sua casa seria utilizado como preparação para um papel. Em 2024, reportagem noticiou que o artista levava rotina normal em Copacabana, Zona Sul do Rio, sendo visto caminhando na orla e frequentando padarias locais.
Com mais de 40 filmes e dezenas de novelas no currículo, Dumont atuou em produções nas emissoras Manchete (extinta), RecordTV e Globo. No momento da prisão, estava escalado para a novela Todas as Flores, no Globoplay, mas foi retirado do elenco.
Na época, a Globo divulgou nota oficial: “O ator José Dumont estava contratado como obra certa especificamente para a novela Todas as Flores, a ser exibida no Globoplay. Diante dos fatos noticiados, a Globo tomou a decisão de retirá-lo da novela. A suspeição de pedofilia é grave. Nenhum comportamento abusivo e criminoso é tolerado pela empresa, ainda que ocorra na vida pessoal dos contratados e de terceiros que com ela tenham qualquer relação”.