O influenciador digital Hytalo Santos foi preso nesta sexta-feira, 15 de agosto, no interior de São Paulo. A detenção ocorreu em cumprimento a um mandado expedido pela 2ª Vara da Comarca de Bayeux, na Paraíba, no âmbito de investigações conduzidas pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), que o apontam como suspeito de exposição e exploração de crianças e adolescentes.
Hytalo passou a ser alvo de medidas judiciais após a publicação do vídeo Adultização, no qual o youtuber Felca denuncia suposta exploração de menores. O conteúdo foi postado em 06 de agosto e já acumula mais de 40 milhões de visualizações. O companheiro de Hytalo, Israel Nata Vicente, conhecido como Euro, também foi preso.
Na última quarta-feira, 13 de agosto, a Polícia Militar cumpriu um mandado de busca e apreensão no condomínio onde o influenciador morava. Funcionários informaram que ele havia saído pouco antes, levando “bastante equipamentos” no carro. Ao entrar no imóvel, os agentes encontraram o local esvaziado, portas internas trancadas, louça lavada e organizada na área externa e uma máquina de lavar funcionando.
O juiz Adhailton Lacet declarou que, caso a saída do influenciador fosse considerada um obstáculo às investigações, seria decretada a prisão preventiva. O magistrado aguardava manifestação do Ministério Público sobre o caso.
Hytalo já teve o acesso às redes sociais bloqueado e está proibido de manter contato com os menores mencionados no processo. Sua conta no Instagram está fora do ar desde 08 de agosto, dois dias após a divulgação do vídeo de Felca.