Operação integrada apreende armas, munições e drogas em Salvador e Santo Amaro.
Cinco integrantes das facções Comando Vermelho (CV) e Bonde do Maluco (BDM) foram capturados nas últimas 24 horas durante a Operação Intervenção, deflagrada pela Ficco (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado) da Bahia. A ação resultou ainda na apreensão de armas, munições e entorpecentes.
Prisões em Salvador
Três foragidos da Justiça foram localizados nesta sexta-feira (22) nas localidades do Forno e da Baixa da Égua, no bairro do Engenho Velho da Federação. Na mesma região, um traficante atirou contra policiais, foi ferido e socorrido ao Hospital Geral do Estado (HGE). Com ele, foram encontrados uma arma de fogo e munições.
Confronto em Santo Amaro
Na tarde de quinta-feira (21), equipes dos Batalhões Apolo e Rodoviário da Polícia Militar localizaram um criminoso conhecido como Piloto, acusado de homicídios, extorsão contra moradores e roubos. Durante a tentativa de prisão, houve troca de tiros; ele foi ferido, socorrido, mas não resistiu. Uma pistola, carregador e munições foram apreendidos.
Operação integrada e permanente
Segundo o secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, a integração entre as forças de segurança será contínua. “Integração e inteligência continuarão norteando as ações das Forças Estaduais e Federais no combate ao crime organizado. Vamos operar 24h, sete dias por semana, sem dar trégua àqueles que tentam violentar o nosso povo. Somos vocacionados em proteger”, afirmou.
Mobilização das forças de segurança
A SSP-BA informou que cerca de 200 agentes da Polícia Civil, Militar, Federal e Técnica, além da Secretaria de Segurança Pública, participaram da operação. O objetivo é desarticular facções com histórico de homicídios, lavagem de dinheiro, roubo e corrupção de menores no Engenho Velho da Federação.
Impacto e continuidade
A ação demonstra a estratégia contínua do estado em enfrentar o crime organizado, priorizando inteligência e integração das forças. As prisões e apreensões reforçam que a Polícia baiana mantém vigilância constante sobre facções criminosas, enviando uma mensagem clara de que atividades ilícitas não terão espaço seguro na região.
Texto: Daniela Castelo Branco
Foto: Divulgação/Secretaria de Segurança Pública da Bahia