Feira Sabor do Campo acontece a cada 15 dias, na sede da Emater-RO, em Porto Velho
No dia 31 de agosto, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), celebrou 54 anos de grandes conquistas e avanços no estado, sendo um pilar na assistência a agricultura familiar. Com o intuito de valorizar a agricultura rural e o homem do campo, o governo de Rondônia tem intensificado os trabalhos voltados ao setor, oferecendo apoio e orientações para melhorar, cada vez mais, a produção rural.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos do governo em assistência técnica impulsionam o setor agropecuário no estado. “Rondônia é um estado próspero, possui um setor produtivo forte, e com potencial para continuar avançando cada vez mais”, salientou.
Segundo a diretora vice-presidente da Emater-RO, Renata Rosa, o atendimento da assistência técnica cresce a cada dia. “Hoje, realizamos cerca de 170 mil atendimentos por ano, distribuídos em 74 unidades locais espalhadas pelos 52 municípios e distritos de Rondônia. Esse foco permitiu um aprimoramento no gerenciamento dos dados coletados em campo e na transformação dessas informações em orientações mais precisas para os extensionistas”, explicou.

Produtor da comunidade Santa Rita destaca a importância da assistência recebida
AGRICULTURA FAMILIAR
O morador da comunidade Santa Rita, a 54 km de Porto Velho, Enoque de Abreu, produz mandioca, banana e leite. Por meio da assistência rural da Emater-RO, ele consegue comercializar sua produção duas vezes por mês na feira Sabor do Campo, garantindo sustento à família. Além disso, na feira, ele recebe encomendas, o que aumenta ainda mais sua renda. O produtor destaca a importância da assistência recebida. “Conheci a Emater há 14 anos. Desde então, eles me ensinaram a produzir de forma sustentável e com produtos orgânicos, sem uso de insumos químicos. Entendi tudo que me foi passado, fui acompanhado de perto, e hoje tenho mais qualidade na terra que planto e nos produtos que colho”, afirmou.
A feira Sabor do Campo acontece a cada 15 dias, na sede da Emater-RO, em Porto Velho. De acordo com a extensionista social da Emater em Porto Velho, Júlia Costa, “feiras como a Sabor do Campo são essenciais para aproximar o produtor do consumidor e fortalecer a agricultura familiar. Durante a pandemia, a Emater criou alternativas para que os produtores não ficassem sem renda. Hoje, seguimos ampliando esse apoio”, ressaltou. Segundo a extensionista, a Emater também evoluiu na parte assistencial. Recentemente, foi firmado um acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para dar suporte na aposentadoria rural, e a Entidade passou a fazer o acompanhamento na área social, sem custos, para auxiliar os produtores em todo o processo.

A tecnologia permite agilidade no acesso a informação do produtor
MODERNIZAÇÃO
A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural recebeu investimentos em frota de veículos, reforma de escritórios e atualização tecnológica. Essa modernização tem contribuído de forma significativa para ampliar a eficiência e a capilaridade do atendimento no campo.
A atuação da Emater-RO está diretamente ligada à presença constante dos extensionistas nas propriedades rurais. Por isso, a modernização da estrutura foi fundamental. Apenas na renovação da frota de veículos, foram investidos mais de R$ 80 milhões, possibilitando a aquisição de 254 veículos novos, ampliando a capacidade de deslocamento das equipes, além de garantir maior alcance e frequência nas visitas de campo. Nos últimos anos, também houveram conquistas históricas com relação a valorização profissional, como a gratificação por atividade (maio de 2025) e licença prêmio.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO