A jovem brasileira Eduarda Kaestner, que vive atualmente na Alemanha, compartilhou como tem exercido sua fé cristã em meio aos desafios da vida militar. Após superar dificuldades pessoais e acadêmicas, ela alcançou a patente de sargento no Exército alemão e utiliza as redes sociais para inspirar outras pessoas e falar sobre o amor de Jesus.
Em um vídeo publicado no Instagram, Eduarda explicou como é viver sua fé em um ambiente onde muitos não compartilham das mesmas convicções: “Não é fácil. Não é fácil viver com pessoas que não acreditam na mesma Verdade que você vive. Mas sabe, Deus quer realmente que você esteja nesses lugares”, afirmou.
Reflexão bíblica
Ao refletir sobre sua experiência, Eduarda citou a passagem de Mateus 5:13-16, que fala sobre ser “sal da terra” e “luz do mundo”. Para ela, este trecho da Escritura é um lembrete de que os cristãos devem manter firme seu testemunho, mesmo diante de ambientes desafiadores.
Eduarda também deixou uma palavra de encorajamento a outros cristãos que enfrentam obstáculos na hora de evangelizar: “Se você está passando por uma dificuldade de não saber como lidar, como falar de Jesus para as outras pessoas, você não está sozinho”, declarou.
Em seguida, acrescentou: “Sabe, se você está nesse lugar, onde você está passando por dificuldade e não sabe como agir direito, como falar de Deus, você está nesse lugar porque você é forte e Deus sabe que você é forte. Ele te colocou nesse lugar porque Deus não nos dá nenhum fardo que a gente não possa suportar. Que a gente possa acreditar nisso e realmente saber que eu estou aqui por um propósito. Ore para Deus te dar essa força. Te dar esse alimento e ore para você ser luz”.
Superação e chamado
Em outro relato, Eduarda lembrou o período anterior à sua mudança para a Alemanha, quando enfrentou dificuldades nos estudos: “Foi um tempo difícil. Reprovei matemática no ensino superior. Então, saí da escola naquele momento e pensei: ‘O que vai ser da minha vida agora?’”, contou.
Ela destacou que, naquele momento, sentiu que todos os seus planos haviam fracassado: “Tudo saiu do controle. Todos os meus planos foram por água abaixo e eu não sabia o que fazer”, relatou.
Após ser informada da reprovação por uma professora, Eduarda foi até a escola buscar o certificado e descreveu a situação como um momento de vergonha: “Foi um momento de estar ali vendo os meus amigos passarem e eu não”, disse.
Apesar da frustração, afirmou que decidiu confiar em Deus: “Deus quis provar para mim que Ele também tem planos para a minha vida. Meus planos eram bons, mas os de Deus são extraordinários”. Agora, após três anos desde o período de incertezas, Eduarda testemunha a transformação em sua trajetória.