Mais de 14 mil pessoas participaram de um encontro evangelístico realizado em Bruxelas, Bélgica, no qual o evangelista Franklin Graham transmitiu uma mensagem de esperança baseada no Evangelho. O evento, denominado “Festival of Hope”, ocorreu na noite de sábado, 28 de setembro, na ING Arena, com o apoio de 620 igrejas evangélicas.
Franklin Graham, filho do falecido evangelista Billy Graham e presidente da Billy Graham Evangelistic Association (BGEA) e da Samaritan’s Purse, foi o responsável pela mensagem principal. Após o encontro, a BGEA registrou em suas redes sociais: “Nós O louvamos pelas centenas de vidas transformadas para a eternidade quando pessoas de todas as idades responderam ao Evangelho!”.
De acordo com os organizadores, a capacidade da ING Arena, de 8.965 lugares, foi superada. Mais de 5 mil pessoas acompanharam a programação em áreas de convivência próximas, onde o evento foi transmitido em telões. Para alcançar todo o público presente, a mensagem foi traduzida em tempo real para sete idiomas: francês, flamenco, eslovaco, espanhol, português, língua de sinais francesa e língua de sinais flamenca.
David Vandeput, presidente do Sínodo Federal Belga de Igrejas Evangélicas e Protestantes, destacou a dimensão do encontro. “É um milagre ter um número tão grande de pessoas comparecendo para algo assim e ter igrejas holandesas e francesas trabalhando e colaborando juntas — é completamente inesperado”, afirmou, de acordo com o The Christian Post.
Em seguida, acrescentou: “É um sinal de que Deus está agindo e que algo real está acontecendo. Este é um marco que será lembrado pela Igreja Evangélica na Bélgica, mas não se trata de religião. Não se trata de evangélicos. Trata-se de Jesus Cristo! Este é apenas o começo — é o ponto de partida — acredito que há muito mais por vir”.
A BGEA observou ainda que Bruxelas, que já esteve no centro das tensões religiosas durante a Reforma, tornou-se uma cidade predominantemente secular em termos de cultura espiritual. Segundo a associação, no entanto, o evento demonstrou que “Deus estava agindo no coração de muitos participantes, agindo poderosamente através de fronteiras linguísticas e denominacionais”.