A ação reflete o compromisso do governo de Rondônia com a inovação, a transformação digital e a capacitação contínua dos servidores públicos
O governo de Rondônia, promoveu na quarta-feira (8), uma capacitação técnica voltada ao uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) aplicadas aos procedimentos correcionais e administrativos no serviço público estadual. As atividades foram desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), em parceria com o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos (Iperon).
O treinamento, realizado na sala da Corregedoria do Iperon, em Porto Velho, teve como tema “GPT-5 na Administração Pública” e foi ministrado pelo assessor da Gerência de Estudos e Análises Socioeconômicas (GEA/ Sepog), Caio Alfaia.
A iniciativa integra o programa de modernização da gestão pública e tem como objetivo preparar os servidores para utilizar, de forma ética e eficiente, as tecnologias emergentes como a Inteligência Artificial (IA), por meio de ferramentas tecnológicas que se destacam pela ampla adoção global e pela capacidade de oferecer interações em linguagem natural de maneira acessível e inovadora.
MODERNIZAÇÃO
Durante o encontro, o palestrante apresentou conceitos práticos sobre o uso do modelo Generative Pre-trained Transformer (GPT-5) em processos administrativos, demonstrando como essa tecnologia pode apoiar a otimização de relatórios, a análise de dados, a elaboração de documentos oficiais e o suporte à tomada de decisão.
O GPT-5 é um modelo avançado de linguagem artificial capaz de compreender e produzir textos complexos, simulando a comunicação humana. Ele integra a nova geração das Large Language Models (LLMs) — ou grandes modelos de linguagem —, sistemas treinados com grandes volumes de dados para responder, redigir e analisar informações de maneira contextual e inteligente.
CONTEÚDO
Durante o treinamento os participantes também receberam instruções sobre segurança de dados, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), uso ético da inteligência artificial e metodologias para aplicar o GPT-5 em fluxos administrativos.
A programação contemplou temas fundamentais, como:
- Contextualização da IA Generativa e do GPT-5;
- Segurança da informação e LGPD;
- Engenharia de prompt (frase ou conjunto de instruções para criação de textos) voltada ao setor público;
- Modularização de prompts;
- Prática orientada com uso do modelo em simulações reais.
Estiveram presentes na capacitação o corregedor do Iperon, Raoni Francisco Lopes Gama, além dos membros e presidentes das Comissões de Sindicâncias e Processos Administrativos Disciplinares (PAD): José da Costa Castro, Antônio Almeida Silva, Rosângela de Almeida Gondim, Eliane Correa da Silva e Ariadne da Costa Brito.
De acordo com o corregedor do Iperon Raoni Gama, a capacitação atingiu plenamente seu objetivo de promover o desenvolvimento técnico e a atualização profissional dos servidores, contribuindo para o fortalecimento da eficiência, da transparência e da modernização na condução das atividades correcionais do Instituto.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E GOVERNANÇA
A ação reflete o compromisso do governo de Rondônia com a inovação, a transformação digital e a capacitação contínua dos servidores públicos. A iniciativa está alinhada às diretrizes de governança, transparência e proteção de dados pessoais, que são pilares fundamentais para a consolidação de uma administração pública moderna e eficiente.
“Estamos investindo em conhecimento e tecnologia para que Rondônia siga na vanguarda da gestão pública inteligente. O uso responsável da inteligência artificial é um passo decisivo rumo à eficiência e à qualidade dos serviços prestados à população”, destacou a secretária da Sepog, Beatriz Basílio.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO