Por trás dos sistemas, redes e plataformas que conectam o estado, estão profissionais de tecnologia que dedicam suas trajetórias à inovação
Por trás dos sistemas, redes e plataformas que conectam o estado, estão profissionais de tecnologia que dedicam suas trajetórias à inovação, à eficiência e ao serviço público. Os avanços em tecnologia tem consolidado Rondônia como referência em transformação digital no setor público.
O governo de Rondônia destaca histórias inspiradoras de servidores que atuam na Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), em alusão ao Dia do Profissional de TI, celebrado em 19 de outubro, mostrando que a tecnologia pública é feita por pessoas que superam desafios, se reinventam e fazem a diferença.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, reconhecer o trabalho dos profissionais de Tecnologia da Informação é valorizar quem impulsiona a modernização do estado. “Por trás de cada avanço digital do governo, há pessoas dedicadas que transformam desafios em soluções. São esses profissionais que fazem a tecnologia acontecer, tornando os serviços públicos mais ágeis, acessíveis e eficientes para toda a população”, destacou.
TECNOLOGIA PÚBLICA FEITA POR PESSOAS
O gerente de desenvolvimento, Paulo Vasconcelos, iniciou sua trajetória na tecnologia com um curso de informática oferecido pela Casa do Menor. Hoje, com mais de 35 anos de experiência, é formado em matemática e informática, e acompanhou de perto as grandes transformações do setor. “Comecei na era do Cobol e cheguei à inteligência artificial, passando por mudanças de linguagem e de paradigma. A tecnologia evolui o tempo todo, e a gente precisa evoluir junto. Esse equilíbrio entre técnica e visão analítica é o que me move até hoje”, destacou.
Já o assessor da Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços, Ricardo Dennys, entrou na área de tecnologia aos 22 anos. Sem formação na época, aprendeu a formatar computadores assistindo vídeos na internet e foi crescendo na prática. Com o tempo, se especializou, fez cursos e hoje está concluindo a faculdade na área. Na Setic, passou pelo atendimento e suporte ao usuário (Service Desk) e atualmente atua na gerência de VoIP, sendo parte da construção da infraestrutura de comunicação do estado. “Já trabalhamos de madrugada, viajamos pelo interior, participamos da inauguração do Tudo Aqui e de grandes mutirões de atendimento à população”, afirmou.

Profissionais de T.I. encontram no serviço público um ambiente de crescimento, conexões profissionais e inovação
ATUAÇÃO FEMININA
A assessora da Coordenadoria de Gestão Estratégica, Crislany Andrade, iniciou sua carreira como a única mulher entre 42 colegas na faculdade de Sistemas de Informação. Apesar da paixão pela programação, enfrentou dificuldades para atuar na área técnica e foi direcionada para funções administrativas. Na Setic, descobriu que gestão também é tecnologia e se encontrou. “Na entrevista me disseram: ‘A TI também precisa de gestão’. Foi a virada de chave pra mim. Hoje, ver um projeto nascer e ser concluído é o que me move”, contou.
Segundo o superintendente da Setic, Delner Freire, reconhecer essas trajetórias é fortalecer a tecnologia pública. “A Setic é feita por profissionais que conhecem os desafios da gestão pública e aplicam tecnologia com propósito. Celebrar o Dia do Profissional de TI é celebrar quem constrói o futuro digital de Rondônia todos os dias”, frisou.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO