A vereadora cristã Nina Marina Braga (PL) afirmou nas redes sociais que conseguiu o cancelamento de uma peça teatral que seria encenada em uma escola municipal de São Bernardo do Campo (SP) com conteúdo de doutrinação ideológica.
A peça, chamada Alice 2.0 – Uma Viagem pelo Metaverso, seria encenada para crianças do Ensino Fundamental e trazia em suas linhas de diálogos várias referências a frases expressadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inseridas em um contexto pejorativo.
Em 09 de outubro, a vereadora são-bernardense usou as redes sociais para denunciar o conteúdo e se comprometer a contestar a exibição da peça junto à Secretaria Municipal de Educação. Agora, com a decisão pelo cancelamento da encenação, ela voltou a compartilhar um vídeo anunciando o resultado da iniciativa.
“Doutrinação aqui, nas escolas municipais da cidade de São Bernardo do Campo, não. Aquilo que chegar até a mim, não vai acontecer”, afirmou a vereadora. “Eu denunciei essa peça aqui (que ia acontecer aqui numa escola municipal da nossa cidade), ‘Alice 2.0 – Uma viagem pelo Metaverso’. Quero trazer aqui pra vocês o resultado dessa peça, porque eu falei que isso dependesse de mim, essa peça teatral não iria acontecer”.
Mostrando um ofício da pasta responsável, a vereadora leu trechos do comunicado, explicando que os pais precisam participar da vida escolar dos filhos: “Marquei aqui algumas partes que eu achei que são importantes ler pra vocês: ‘As escolas possuem autonomia pedagógica para realizar parcerias e proporcionar aos estudantes ampliação cultural. As propostas possuem avaliação e parecer técnico pedagógico da equipe de orientação pedagógica da rede de ensino’. O que quer dizer aqui? Que eles tiveram realmente parecer técnico. Significa que você, pai, você, mãe, tio, avó, responsável pelas nossas crianças, tem que estar de olho no que está sendo apresentado aí pra tua criança”.
“Eles finalizam dizendo: ‘Informamos que o grupo teatral não enviou o roteiro, com as adaptações solicitadas em tempo hábil para a validação da equipe escolar, orientadora pedagógica e chefia imediata, e, sendo assim, a apresentação foi cancelada’. Essa peça foi cancelada aqui na cidade de São Bernardo do Campo. […] Não vai mais acontecer”, acrescentou a vereadora.
Na comemoração, Nina Marina Braga lembrou que o cuidado com a educação dos filhos passa pela atenção dos pais: “Essa é uma vitória nossa. E eu quero aqui dizer a vocês. Seguirei sempre trabalhando para que as nossas crianças tenham uma educação nas escolas sem doutrinação. Essa é uma responsabilidade minha e sua. Então, não deixe de denunciar”.