A Primeira Igreja Batista do Recreio, no Rio de Janeiro, realizou neste domingo, 9 de novembro, mais uma edição do tradicional Culto dos Hinos, evento que há mais de uma década emociona fiéis e apreciadores da música sacra.
A celebração combina coral, orquestra sinfônica e narração de histórias, revivendo clássicos da hinologia cristã como Sou Feliz com Jesus, Tu És Fiel, Senhor, Como Agradecer e Cidade Santa, reafirmando o valor teológico e artístico dessas composições.
Criado em 2009, o Culto dos Hinos nasceu do desejo de preservar a herança musical da fé cristã e valorizar a hinologia como expressão de adoração e arte. Ao longo dos anos, tornou-se uma das celebrações mais emblemáticas da Primeira Igreja Batista do Recreio, reunindo músicos profissionais e amadores em um concerto de grande porte.
A direção musical é de Tuta Ribeiro, pianista, produtor musical e regente da Orquestra Sinfônica de Chapecó, que também atuou como Conselheiro Estadual de Cultura de Santa Catarina (2023–2025) e foi arranjador e compositor do Grupo Logos. Segundo Ribeiro, a proposta é unir excelência técnica e emoção genuína, especialmente no mês em que se comemora o Dia do Músico.
“Teremos uma formação poderosa, com músicos renomados e apaixonados por esse repertório”, afirmou. “É emocionante ver profissionais de grandes orquestras do país e instrumentistas amadores tocando lado a lado, unidos pela mesma fé e pela mesma música. Acredito que será a melhor edição de todas: coro forte, orquestra pujante e um público que canta junto cada nota”.
A edição deste ano foi a mais grandiosa desde a criação do projeto. Cerca de 100 vozes formaram o coral, acompanhadas por 50 músicos de diferentes instituições sinfônicas, incluindo integrantes da Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Corpo de Bombeiros Militar, Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais e Força Aérea Brasileira.
Durante o culto, cada hino foi apresentado com uma breve narrativa sobre sua origem e mensagem, aproximando o público das histórias por trás das melodias. A proposta é proporcionar uma experiência espiritual e histórica, em que cada canção seja compreendida e sentida em sua profundidade.
Especialistas em hinologia cristã observam que os hinos representam verdadeiras confissões de fé e arte, unindo teologia e emoção. Em uma época marcada por músicas de consumo rápido, o Culto dos Hinos reafirma a importância de preservar composições que moldaram a espiritualidade de gerações, mantendo viva a essência da adoração congregacional.







































