Autoridades de saúde confirmaram duas novas mortes e sete novos casos de listeriose associados a um surto nacional ligado a refeições prontas de massa recolhidas de supermercados. Os casos, inicialmente, estão restritos aos Estados Unidos, mas podem se espalhar eventualmente com o consumo dos alimentos contaminados em outros países.
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o surto começou em agosto de 2024 e, até o momento, já provocou seis mortes e 27 casos confirmados em 18 estados norte-americanos. Os episódios mais recentes ocorreram em setembro e outubro deste ano, sendo o último registrado em 16 de outubro.
As novas mortes foram notificadas nos estados do Havaí e do Oregon. Casos anteriores incluíam vítimas em Illinois, Michigan, Texas e Utah. Entre os pacientes afetados, uma mulher grávida perdeu o bebê em decorrência da infecção.
As investigações rastrearam a origem do surto até massas pré-cozidas produzidas pela empresa Nate’s Fine Foods, sediada em Roseville, Califórnia. Em setembro, a empresa anunciou o recolhimento de aproximadamente 111 toneladas de produtos, incluindo linguine, fettuccine, penne e outros tipos de massa vendidos a grandes fabricantes de refeições prontas e saladas de massa.
O recolhimento foi iniciado após testes laboratoriais identificarem a mesma cepa da bactéria Listeria monocytogenes encontrada nos produtos fettuccine Alfredo com frango e linguine com almôndegas relacionados ao surto. A empresa FreshRealm, de San Clemente, Califórnia, responsável pela produção dessas refeições, utilizou sequenciamento genético para confirmar a conexão entre os produtos e os casos de contaminação.
Diversas redes de supermercados de abrangência nacional recolheram dezenas de produtos feitos com a massa contaminada. As autoridades de saúde recomendaram que consumidores verifiquem refrigeradores e freezers e descartem ou devolvam os itens listados nos comunicados de recall para receber reembolso.
O CDC informou que está atuando em conjunto com departamentos estaduais de saúde, a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para confirmar se as pessoas infectadas consumiram produtos já recolhidos ou se outros alimentos podem estar contaminados.
Os estados com casos confirmados incluem: Califórnia, Flórida, Havaí, Illinois, Indiana, Louisiana, Michigan, Minnesota, Missouri, Carolina do Norte, Nevada, Ohio, Carolina do Sul, Texas, Utah, Virgínia e Washington, de acordo com informações da emissora CBN News.
A listeriose é uma infecção bacteriana grave que pode causar sintomas como febre, diarreia e rigidez muscular, sendo particularmente perigosa para gestantes, recém-nascidos, idosos e pessoas com imunidade enfraquecida. As autoridades reforçaram a importância de manter os alimentos refrigerados e de seguir as orientações sobre o consumo seguro de produtos pré-cozidos.







































