Um líder religioso foi aparentemente advertido por um policial de que um versículo bíblico exibido na traseira de sua van poderia ser considerado “discurso de ódio” em certos contextos, no Reino Unido.
Mick Fleming, de 59 anos, disse que foi abordado por um policial enquanto estava em um posto de gasolina no dia 27 de outubro.
Em uma atualização em vídeo , Fleming disse que o policial o alertou que a passagem bíblica “poderia ser interpretada como discurso de ódio em um contexto inadequado”. Se alguém reclamasse, a polícia investigaria o caso e ele poderia “acabar em problemas”.
A mensagem em sua van era o versículo bíblico João 3:16, que diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Ao descrever o encontro, Fleming disse que o policial “era um cara muito legal, não foi desagradável nem nada, e me deu um conselho: o texto poderia ser interpretado como discurso de ódio em um contexto inadequado”.
Ele continuou: “Estou apenas te avisando”. Ele não estava lá para me prender: era apenas um conselho.
Fleming é um pastor cuja atuação no combate à pobreza tem recebido ampla cobertura da mídia. Ele admitiu ter ficado surpreso com o alerta.
Em seu vídeo postado no YouTube, ele disse: “Eu só pensei ‘nossa’ – fiquei me perguntando o que as pessoas pensam… a que ponto chegamos como país, onde um trecho das escrituras cristãs na traseira de uma van pode ser visto como odioso ou maldoso?”
“Talvez a sociedade esteja caminhando para um ponto em que não deseje mais pessoas religiosas sentadas à mesa discutindo com elas.”
Mais tarde, ele afirmou que não tem planos de remover o versículo, pois o considera “uma mensagem essencial de como a mudança real é possível”.
Muitos comentaristas em seu vídeo expressaram seu apoio, descrevendo o verso como “uma mensagem de amor”.
A polícia de Lancashire afirmou não ter registro do ocorrido.
“Não consideramos isso discurso de ódio e pedimos à pessoa em questão que fale diretamente conosco para que possamos analisar o assunto”, disse um porta-voz.
Exibir textos religiosos em público é geralmente legal no Reino Unido, de acordo com a liberdade de expressão. No entanto, discursos considerados ameaçadores ou que visem incitar o ódio contra pessoas com base em características protegidas, como religião ou orientação sexual, podem ser passíveis de investigação criminal sob a Lei de Ordem Pública de 1986 e legislação correlata.
Fleming, um ex-traficante de drogas que afirma que sua fé cristã o levou ao trabalho de caridade, já participou do programa Songs of Praise da BBC e recebeu reconhecimento do Príncipe de Gales por seu trabalho social.
Folha Gospel com informações de The Christian Today










































