O tornado com ventos de até 330 km/h deixou um verdadeiro rastro de destruição em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, na última sexta-feira (7): seis pessoas morreram, 750 ficaram feridas e 22 permanecem internadas, além da destruição quase que total da cidade. Nesse momento de dor e desespero, igrejas evangélicas e católicas se uniram para ajudar os irmãos do Sul.
A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) no Brasil iniciou uma campanha nacional de arrecadação para levar ajuda às famílias afetadas, além de ter enviado uma equipe ao local para avaliar as necessidades mais urgentes e definir as próximas etapas de atendimento.
Também foi feita uma parceria com igrejas locais e lideranças comunitárias para o envio de alimentos, roupas e itens básicos de higiene, além de suporte emocional e espiritual às famílias atingidas. “Estamos acompanhando de perto a situação e buscando identificar as famílias que mais precisam neste momento. Cada doação é uma semente de esperança para quem perdeu tudo”, afirmou o pastor Günther Wallauer, líder da ADRA no Sul do Brasil.
Já a Igreja Universal do Reino de Deus enviou voluntários dos programas sociais da denominação, vindos das cidades de Guarapuava e Laranjeiras do Sul. Até o momento, eles levaram 250 cestas básicas, 2 mil garrafas de água potável, centenas de cobertores, calçados e roupas, além do apoio espiritual às famílias.
Várias igrejas do Sul do país, como a Assembleia de Deus, por exemplo, se tornaram pontos de coleta para doações. Páginas de prefeituras/portais listam várias igrejas e voluntários de municípios vizinhos abrindo pontos de coleta. A Prefeitura de Curitiba também organizou pontos de arrecadação que recebem doações e trabalham com igrejas locais para envio.
A Canção Nova, dos católicos, divulgou campanha e orientações de arrecadação em articulação com a Cáritas. Dioceses e Arquidioceses de outras regiões do país também aderiram e divulgaram adesão à campanha nacional, com repasse de doações para as vítimas.
A solidariedade do brasileiro em tempos de crise já foi motivo de estudo. Oito em cada dez (82%) já apoiaram ações de ajuda para vítimas de desastres naturais, segundo dados deste ano, de uma pesquisa realizada pela empresa Nexus, a pedido do Movimento União BR. O estudo mostrou que, dos que se propuseram a ajudar, 21% atuou como voluntário e outros fizeram doações, sendo as mais frequentes roupas e sapatos (68%), água e comida (58%), dinheiro (37%) e medicamentos (27%).
Como ajudar:
ADRA: as doações sejam feitas via PIX oficial (sos@adra.org.br).
Cáritas / CNBB: as doações podem ser feitas via PIX, pela chave CNPJ: 48791935/0001-60.
Demais igrejas: é preciso checar com a igreja de seu bairro se ela é um ponto de apoio para coleta de doações.
Fonte: Comunhão










































