Apesar de menos da metade dos americanos considerar a religião uma parte importante de sua vida diária, os Estados Unidos ainda são mais devotos em termos religiosos do que seus pares econômicos, como o Reino Unido ou a Alemanha, segundo novos dados da Gallup.
Os dados , publicados pela Gallup na última quinta-feira, mostram que a porcentagem de adultos nos EUA que dizem que a religião é uma parte importante de suas vidas diárias caiu de 66% em 2015 para 49% atualmente. Essa queda de 17 pontos percentuais está entre as maiores reduções na religiosidade já registradas pela Gallup em qualquer país em um período de 10 anos desde 2007.
Pesquisadores da Gallup definiram os Estados Unidos como tendo uma identidade cristã “médio-alta”, mas religiosidade “mediana”.
A proporção de americanos que se identificam como cristãos nos Estados Unidos é mais semelhante à de países como o Reino Unido, Alemanha, Finlândia e Dinamarca, que têm fortes tradições protestantes. O papel da religião no cotidiano americano continua muito maior do que nesses países e é mais parecido com o de países como Argentina, Irlanda, Polônia e Itália, onde o catolicismo é mais influente, observam os pesquisadores.
De mais de 160 países pesquisados pela Gallup desde 2007, apenas 14 registraram quedas superiores a 15 pontos percentuais na importância da religião em qualquer período de 10 anos.
Apenas um pequeno número de nações também experimentou perdas maiores em religiosidade. Entre elas estão a Grécia, que registrou uma queda de 28 pontos percentuais entre 2013 e 2023; a Itália, com uma redução de 23% entre 2012 e 2022; e a Polônia, com uma perda de 22% em religiosidade. Chile, Turquia e Portugal também apresentaram declínios na religiosidade semelhantes aos dos Estados Unidos.
Uma análise anterior da Gallup, realizada em 2021, mostrou que, embora os EUA continuem sendo uma nação altamente religiosa, com sete em cada dez pessoas afirmando ter alguma ligação com uma religião organizada, menos da metade disse ser membro formal de um local de culto específico pela primeira vez em quase 80 anos .
Em 2020, o economista e pesquisador Lyman Stone também alertou que, a menos que as taxas de natalidade entre os fiéis aumentem, as comunidades religiosas nos EUA podem continuar em um caminho rumo ao “declínio terminal”. Stone acrescentou que, embora as comunidades religiosas nos EUA estejam passando por um “declínio terminal”, isso não precisa ser permanente.
“O declínio da religião não se trata de adultos que decidem abandonar a religião. Não se trata de escolhas racionais e ponderadas de pessoas que decidiram deixar a Igreja. A grande maioria do declínio da religiosidade nos Estados Unidos está acontecendo com jovens de 13, 14 e 16 anos. Está acontecendo com menores de idade enquanto eles estão em casa”, argumentou Stone.
Stone observou que, em todas as gerações, a religiosidade tendia a diminuir durante o ensino secundário, mas, como as gerações mais velhas eram mais religiosas do que as gerações mais recentes, isso poderia explicar os seus relatos mais elevados de religiosidade contínua.
Ele sugeriu que um sistema de ensino secundário que seja mais favorável à religião é outro fator crítico para a manutenção da religiosidade, juntamente com o fato de ambos os pais serem da mesma religião.
“Para praticamente todos os grupos religiosos, a fertilidade é a principal fonte de crescimento”, disse ele.
Uma parcela das pessoas nascidas em qualquer tradição religiosa irá abandoná-la, explicou Stone, e se menos pessoas nascerem nessa tradição, a população remanescente nessa comunidade naturalmente diminuirá.
“Em última análise, o que vemos é que, à medida que o tamanho absoluto de uma comunidade religiosa diminui, o ambiente doméstico propício à transmissão se torna mais difícil, o que significa que as únicas religiões pequenas que sobrevivem são aquelas com normas muito rigorosas para a transmissão dentro de casa”, disse ele. “Ou seja, aquelas com práticas religiosas muito fortes dentro do lar.”
Folha Gospel com informações de The Christian Post









































