
O objetivo é que as métricas orientem melhorias nos índices educacionais, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou uma oficina técnica conduzida pela equipe da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), com o objetivo de orientar a elaboração dos indicadores-chave de desempenho que farão parte do Plano Estratégico da Educação para o período de 2024 a 2027. A atividade foi ministrada em articulação com a Coordenadoria de Controle Interno da Seduc, responsável por mobilizar as equipes e alinhar a metodologia aplicada pela Sepog às necessidades da secretaria.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o fortalecimento da gestão educacional é essencial para que as escolas inovem, acompanhem resultados e entreguem um ensino que transforma vidas. “Esse processo de construção de indicadores é fundamental para garantir eficiência e transparência na educação”, salientou.
A secretária de Estado da Educação, Albaniza Oliveira, reforçou o papel estratégico da iniciativa. “Os indicadores são o norte que nos permite enxergar onde estamos e onde precisamos chegar. Esse alinhamento técnico com a Sepog fortalece o planejamento da educação e garante que nossas ações sejam realmente capazes de melhorar o aprendizado dos estudantes em todo o estado”, ressaltou.
A demanda pela construção dos indicadores surgiu a partir da atuação da Coordenadoria de Controle Interno da Seduc, que buscou a Sepog para padronizar o processo de monitoramento conforme a metodologia utilizada no planejamento estratégico do governo de Rondônia. Durante a oficina, foram apresentados os princípios que norteiam a formulação de indicadores governamentais, destacando conceitos como eficiência, eficácia e efetividade. O objetivo é que as métricas orientem melhorias nos índices educacionais, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico, cidadão e profissional dos estudantes rondonienses.
CONSTRUÇÃO
Na etapa prática, os servidores iniciaram a elaboração do primeiro conjunto de indicadores, especialmente os relacionados ao cumprimento dos 25% constitucionais da educação e ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O grupo discutiu formas de desdobrar indicadores principais em indicadores específicos por unidade, permitindo o acompanhamento contínuo e decisões fundamentadas em dados. Haverá ainda uma segunda fase de validação com as unidades para, então, construir o painel de monitoramento que será apresentado à alta gestão e à população.
A coordenadora de Controle Interno da Seduc, Suze da Rocha Barroso, destacou a importância estratégica do encontro e agradeceu o apoio técnico da Sepog na condução do processo. Ela reforçou que o avanço no monitoramento do Plano Estratégico 2024-2027, especialmente no eixo de Gestão e Execução Orçamentária, exige participação ativa das equipes envolvidas. “O conhecimento dos servidores da Coordenadoria de Planejamento e Orçamento é essencial para que possamos construir indicadores realistas, consistentes e realmente úteis ao acompanhamento das metas. Nosso compromisso é transformar dados em inteligência gerencial, verificando o cumprimento do índice constitucional dos 25% e aprimorando o uso dos recursos federais. Que este momento seja produtivo e fortaleça a eficiência e a melhoria contínua da gestão pública.”
A iniciativa reforça a integração entre planejamento, controle interno e avaliação, consolidando uma gestão educacional mais estruturada e transparente. O trabalho conduzido pela Coordenadoria de Controle Interno busca assegurar que cada indicador seja construído de forma clara, permitindo identificar pontos de avanço e aprimorar a entrega das políticas educacionais. A partir dessa base metodológica, a Seduc passa a fortalecer sua capacidade de monitorar resultados com precisão e garantir que as ações desenvolvidas retornem efetivamente à sociedade.
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