A pesquisa Futura/Apex, divulgada em 22 de janeiro de 2026, aponta que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) venceria Lula (PT) em um eventual segundo turno. No cenário testado, Flávio aparece com 48,1% das intenções de voto, enquanto o atual mandatário tem 41,9%, uma diferença de 6,2 pontos percentuais.
No segundo turno, o levantamento também indica que Lula ficaria atrás em simulações contra Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ratinho Jr. (PSD-PR) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO). Em contrapartida, o presidente venceria em disputas contra Romeu Zema (Novo-MG) e Eduardo Leite (PSD-RS).
Primeiro turno
Nos cenários de primeiro turno, Flávio lidera em três simulações, todas sem a presença de Tarcísio de Freitas. Tarcísio manifestou apoio a Flávio e já declarou que não pretende disputar a Presidência em 2026, reiterando essa posição em publicação no X ontem, 22 de janeiro.
Em simulações com mais nomes alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula aparece em primeiro lugar, com os votos mais distribuídos entre os candidatos desse campo. Mesmo assim, a pesquisa classifica a maioria dos resultados como empates técnicos, devido à margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
A maior diferença desfavorável a Flávio, de 3,7 pontos percentuais, ocorre em uma simulação com Tarcísio, Caiado, Zema, Renan Santos (Missão) e Aldo Rebelo (Democracia Cristã), além de Lula.
No único cenário sem empate técnico, Flávio aparece na frente com 43,8%, contra 38,7% de Lula, uma diferença de 5,1 pontos percentuais. Essa simulação inclui, além de Flávio e Lula, Renan Santos e Eduardo Leite.
Metodologia
A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre 15 e 19 de janeiro de 2026. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08233/2026.
De acordo com o Poder360, o estudo foi realizado pela Futura, empresa de pesquisas da Apex Partners, com custo informado de R$ 160 mil, pago com recursos próprios.
A esquerda treme!!! Bora resgata o nosso Brasil juntos @tarcisiogdf !!!🇧🇷💪
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) January 23, 2026









































