Com a chegada do final do ano, o comércio fica mais movimentado devido às festividades, o que atrai a atenção de golpistas que buscam aplicar crimes contra a sociedade. A Polícia Civil de Rondônia (PCRO), por meio da Delegacia Especializada em Repressão às Fraudes (Defraude), alerta a população para evitar ser vítima de golpes e sofrer prejuízos financeiros nesta época.
A Defraude, Delegacia Especializada em Repressão às Fraudes, está situada na Avenida Rogério Weber, 1928, Baixa da União – Porto Velho. Entre em contato pelo telefone 69 984825876 ou pelo e-mail defraudações.pcro@gmail.com.
Cuidados de segurança
O delegado Swami Otto, responsável pela Defraude, descreve as práticas mais frequentes de golpes que ocorrem nesta época. “Com o comércio aquecido devido ao 13º salário, festas natalinas e a Black Friday, os golpes financeiros aumentam, principalmente por telefone e plataformas digitais”, afirmou.
Alerta para golpes no e-commerce: muitos sites falsos oferecem produtos inexistentes, levando as pessoas a perderem dinheiro. Também é comum o golpe do falso investimento, com promessas de altos rendimentos mensais.
O delegado alerta para evitar transações online suspeitas e não compartilhar dados de cartão de crédito com terceiros. Cuidado com propostas de venda ou investimento muito vantajosas, pois podem ser golpes. Redes sociais, especialmente o Instagram, também são alvo de invasões e golpes, é muito importante ficar atento.
Para proteger seus perfis nas redes sociais, habilite um código de segurança e utilize gerenciadores de senhas. Evite usar o número de telefone comercial como forma de recuperação de senha. Em caso de golpes, contate o banco para bloquear a transferência e reúna provas para registrar um boletim de ocorrência. Pesquisar sobre o site antes de fazer uma compra online é fundamental.
Acesse o grupo do WhatsApp clique aqui
*Policia Civil Rondônia