Em referência à campanha Janeiro Branco, durante o mês de conscientização sobre a saúde mental, a Prefeitura de Porto Velho realizará atividades reflexivas nas prisões da capital de Rondônia. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) e tem como foco as mulheres e o público LGBTQIAP+ que estão privados de liberdade nessas unidades prisionais.
“Vamos promover reflexões sobre a importância do autocuidado e o manejo das emoções, sentimentos e estratégias para lidar com essas questões no ambiente prisional, junto às mulheres e à comunidade LGBTQIAP+. Teremos um espaço de diálogo aberto para que elas possam compartilhar suas experiências e histórias”, ressaltou Miriam Pereira, coordenadora de políticas públicas para mulheres da Secretaria Geral de Governo (SGG).
No presídio feminino, segundo Miriam Pereira, as atividades serão realizadas no dia 24. No dia seguinte (25), será a vez do presídio Edvan Mariano Rosendo, conhecido como ‘Urso Panda’. Já em 31, o projeto estará no Centro de Ressocialização Vale do Guaporé (penitenciária de médio porte). “Com essa parceria entre a Prefeitura e o Governo Estadual, esperamos fortalecer os laços dos detentos com a Sejus, desmistificando a visão de que é apenas um órgão punitivo e mostrando que a ressocialização pode ser alcançada de forma mais efetiva”, acrescentou a coordenadora.
Momento de lazer
O grupo também proporcionará um momento de descontração para as detentas do presídio feminino com uma aula de dança. “A professora já esteve em um evento anteriormente e notamos que teve um impacto muito positivo no comportamento das internas, tanto pela dança ser uma forma de expressão e liberação emocional, quanto por oferecer algo diferente para elas”, acrescentou. Miriam Pereira expressa sua gratidão e destaca a parceria entre o município e a Sejus, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres da SGG. Essa colaboração, na perspectiva da coordenadora, pode tornar a ressocialização mais efetiva.
Acesse o grupo do WhatsApp clique aqui
*Prefeitura de Porto Velho