O relatório anual da United Bible Societies (UBS) registrou um marco histórico em 2024: foram distribuídas 25,9 milhões de Bíblias digitais, ultrapassando as 22,5 milhões de impressas. Em 2023, as impressas ainda lideravam, com 24,2 milhões, frente a 21,9 milhões em formato digital.
No total, considerando Bíblias completas, Novos Testamentos e livros bíblicos publicados separadamente, a UBS distribuiu mais de 150 milhões de Escrituras impressas no último ano, alcançando 240 países e territórios.
Principais países e idiomas
De acordo com os números, o Brasil liderou a distribuição de Bíblias impressas, com 4,2 milhões de exemplares. Em seguida vieram a Índia (1,8 milhão) e a China (1,6 milhão).
Quanto ao idioma, o espanhol concentrou a maior parte das distribuições (4,5 milhões de Bíblias), seguido pelo português (4 milhões) e pelo inglês (3,2 milhões).
Avanço digital
O relatório destacou que, pela primeira vez, a UBS publicou dados detalhados sobre o uso de aplicativos bíblicos. Segundo o levantamento, houve 28,3 bilhões de visualizações de capítulos e 1,3 bilhão de acessos em áudio por meio de plataformas digitais ligadas à Bíblia.
Em nota, a UBS afirmou: “A crescente importância dos canais de distribuição digital também se reflete na demanda por aplicativos bíblicos”.
Compromisso com acessibilidade
O secretário-geral da UBS, Dirk Gevers, reforçou a missão da entidade: “Toda Bíblia distribuída, independentemente do formato, permite uma conexão importante entre a Palavra viva de Deus e uma pessoa que anseia por verdade, conforto ou mudança.”
Ele acrescentou: “Continua sendo nossa tarefa administrar fielmente as Sagradas Escrituras para que todas as pessoas possam ter acesso à Palavra de Deus em sua própria língua e em seu formato preferido”.
Panorama da última década
Nos últimos 10 anos, segundo a UBS, foram distribuídas 2,6 bilhões de Escrituras impressas, incluindo:
- 276,9 milhões de Bíblias completas
- 102,3 milhões de Novos Testamentos
- 2,2 bilhões de porções e seleções das Escrituras
Publicação anual
O Relatório de Estatísticas de Distribuição das Escrituras considera apenas os dados enviados por editoras e organizações que integram a UBS. O documento é divulgado anualmente e busca acompanhar a evolução da distribuição global da Bíblia em diferentes formatos, de acordo com informações do Evangelical Focus.