O mês de agosto, conhecido como Agosto Dourado, é uma campanha nacional de incentivo ao aleitamento materno
A chegada de um bebê marca uma nova fase para toda a família. Nesse momento, o apoio à mãe é essencial para garantir uma amamentação bem-sucedida, que é fundamental para a saúde do recém-nascido. Em Porto Velho, o Banco de Leite Humano Santa Ágata, anexo ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), oferece atendimento gratuito todos os dias, das 7h às 18h, sem intervalo, para orientar e acolher as dificuldades das mães durante o período de amamentação.
O serviço funciona também aos finais de semana e feriados, das 7h às 18h, sem intervalo de almoço, na Avenida Governador Jorge Teixeira, nº 3.766, Setor Industrial, em Porto Velho.
No local, as mães aprendem sobre a pega correta do bebê ao seio, massagens para aliviar o desconforto nas mamas, extração manual de leite, posições para amamentar e a importância de preparar o corpo para esse momento. Além disso, o acompanhamento do aleitamento é contínuo, com o objetivo de garantir o bem-estar e o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos.
INCENTIVO AO ALEITAMENTO
O mês de agosto, conhecido como Agosto Dourado, é uma campanha nacional de incentivo ao aleitamento materno, instituída pela Lei nº 13.435/2017. A cor dourada simboliza o padrão ouro de qualidade do leite materno, alimento completo e ideal para os bebês até os seis meses de vida e até dois anos ou mais de forma complementar.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância de fortalecer a saúde na primeira infância. “Iniciativas como o banco de leite garantem que nossas crianças tenham um início de vida mais saudável e as mães, o suporte necessário nesse processo tão importante.”
A coordenadora do Banco de Leite, Suellen Oliveira, explicou que o leite materno oferece inúmeros benefícios para a saúde, tanto do bebê quanto da mãe. Para o bebê, é a forma mais completa e equilibrada de nutrição, pois fortalece o sistema imunológico, reduz o risco de diversas doenças, estimula o desenvolvimento cognitivo e contribui para o fortalecimento do vínculo com a mãe. Já para a mulher, a amamentação favorece a recuperação no pós-parto, auxilia na prevenção de algumas enfermidades e reforça o laço afetivo com o filho.

As mães aprendem sobre a pega correta do bebê ao seio, massagens para aliviar o desconforto e posições corretas
APOIO À AMAMENTAÇÃO
De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, é comum a mãe enfrentar dificuldades nos primeiros dias de amamentação, mas destaca que há suporte disponível. “Oferecemos um acolhimento humanizado às mães e suas famílias. A equipe multiprofissional identifica as dificuldades, orienta, ensina técnicas de amamentação e acompanha as nutrizes até que elas se sintam mais seguras”, disse.
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que o Banco de Leite é uma ferramenta fundamental para salvar vidas, pois está diretamente ligado à redução da mortalidade infantil e ao desenvolvimento saudável das crianças. “Nosso compromisso é fortalecer a cultura do aleitamento materno e garantir o apoio necessário para que as mães possam amamentar com segurança e vivenciar plenamente esse gesto de amor.”
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO