Apesar da falta de estatísticas sobre crenças religiosas no país, o crescimento do evangelismo pode ser observado na Espanha através do aumento progressivo de locais de culto.
Esse aumento é evidente nas estatísticas fornecidas pelo Observatório do Pluralismo Religioso, um projeto da Fundação Pluralismo e Coexistência, que vem atualizando o número de locais de culto para minorias religiosas há quase duas décadas.
A fé evangélica é a mais profundamente enraizada entre as religiões minoritárias , com mais de 4.700 (4.763) locais de culto em 2025.
A Catalunha lidera o ranking regional com 1.010 locais de culto, seguida por Madrid (855), Andaluzia (744) e Comunidade Valenciana (510).
O Observatório relata que, em geral, os locais de culto para minorias religiosas estão aumentando na Espanha. Embora os locais de culto católicos continuem sendo a clara maioria (22.922), os espaços evangélicos estão se aproximando de 5.000 e os espaços muçulmanos, de 2.000.
Maior pluralidade religiosa
A Fundação Pluralismo e Coexistência também publicou recentemente o Barômetro da Religião e das Crenças na Espanha (BREC 2025), um estudo que descreve as profundas mudanças que estão ocorrendo no panorama religioso espanhol.
O relatório revela que 42% da população não se identifica com nenhuma religião, seja por indiferença (17%), agnosticismo (14%) ou ateísmo (11%). Entre aqueles que se definem como religiosos, o catolicismo continua sendo a maioria (46%), enquanto 8% pertencem a outras denominações.
Além do avanço da secularização, houve um aumento nas minorias religiosas em um cenário religioso cada vez mais pluralista, embora as estatísticas do barômetro mensal do Centro de Pesquisa Sociológica (CIS) mostrem uma estabilização nas crenças ao longo do último ano, com poucas variações significativas.
Folha Gospel com informações de Evangelical Focus







































