A exposição acontece na terça-feira (30), na Rua Pio XII, ao lado do Palácio Rio Madeira (PRM), das 7h30 às 16h
A cultura do povo indígena da Aldeia Ribeirão, de Nova Mamoré, estará presente na Feira do Empreendedor, em Porto Velho. A exposição acontece na terça-feira (30), na Rua Pio XII, ao lado do Palácio Rio Madeira (PRM), das 7h30 às 16h. Essa é a primeira vez que a comunidade participa da feira que representa uma oportunidade para compartilhar a riqueza cultural e, ao mesmo tempo, impulsionar a economia local.
Com foco na valorização das técnicas e tradições ancestrais, os indígenas levarão peças artesanais, como brincos, pulseiras, colares e cestos. Cada item resulta de um processo minucioso, refletindo saberes transmitidos por gerações e confeccionados a partir de materiais colhidos de forma sustentável na floresta.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa valoriza a cultura indígena, além de impulsionar a geração de renda e o etnoturismo. “O governo tem trabalhado para fortalecer a nossa identidade cultural e valorizar todos que contribuem para o desenvolvimento do estado. Ao abrir espaço para que a cultura indígena seja reconhecida e respeitada, também impulsionamos o empreendedorismo e mostramos que desenvolvimento e preservação podem caminhar juntos”, ressaltou.
O titular da Superintendência Estadual Indígena (SI), Gasodá Suruí, reforçou a importância da iniciativa para o protagonismo indígena. “A presença da Aldeia Ribeirão na Feira do Empreendedor representa um momento de valorização e fortalecimento da cultura indígena em Rondônia. É uma oportunidade para mostrar ao público a beleza do nosso artesanato e, ao mesmo tempo, garantir que as tradições sejam reconhecidas como parte importante da economia e da identidade do estado”, destacou.
A participação da comunidade indígena na Feira do Empreendedor simboliza um encontro entre tradição e inovação, reafirmando o compromisso do governo de Rondônia com a valorização da diversidade cultural e a inclusão socioeconômica das comunidades indígenas.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO