O curso envolveu dinâmicas de interação, simulações para identificar tipos de pacientes e reflexões após atividade prática
Com o objetivo de aperfeiçoar o acolhimento de familiares e pacientes na área de urgência, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nos dias 23 e 30 de outubro, por meio do Núcleo de Educação Permanente e do Núcleo de Segurança do Paciente, o Curso de Humanização nas Urgências e Emergências no Pronto-Socorro João Paulo II, em Porto Velho.
O curso foi realizado em duas turmas e abordou temas como ética profissional, legislação, comunicação clara e eficaz, manejo de familiares em sofrimento e práticas de humanização. A iniciativa também promoveu o diálogo e a troca de experiências entre os profissionais.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa reforça o compromisso do estado com um Sistema Único de Saúde (SUS) mais acolhedor, humano e eficiente. “Investir na qualificação dos profissionais é garantir que cada cidadão seja atendido com respeito, empatia e dignidade, especialmente nos momentos mais críticos. Seguiremos fortalecendo ações que promovam cuidado integral e qualidade no atendimento à população”, evidenciou.
Entre os palestrantes estiveram a psicóloga especializada em educação em saúde e neuropsicologia, coordenadora estadual de saúde mental, Patrícia Nienow; a enfermeira especializada em gestão em saúde e mestre em gestão do cuidado, Carina Souza; e o médico com residência em medicina de emergência, Ciro Cavalcante.
O curso envolveu dinâmicas de interação, simulações para identificar tipos de pacientes e reflexões após atividade prática. A diretora da unidade, Rafaela Jensen, destacou que o curso visa dar melhoria à assistência prestada aos pacientes. “Esse curso vem para qualificar ainda mais nossa equipe, porque as pessoas não escolhem o dia e nem a hora para adoecer, e nós, como profissionais, precisamos estar aptos para acolher e cuidar dessas pessoas que, lá fora, são o amor de alguém.”
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, salientou que capacitações como essa aproximam os profissionais da saúde dos pacientes. “A preparação contínua dos nossos profissionais garante o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.”
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO








































