A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), de 61 anos, anunciou nesta quarta-feira (27) que está em tratamento contra um câncer de mama. O comunicado foi feito durante uma sessão da Comissão de Direitos Humanos do Senado, presidida por ela, e emocionou colegas parlamentares.
“Há um mês eu fui diagnosticada com câncer. Eu estou no enfrentamento da doença. Estou tomando a coragem de fazer este anúncio público. Requer muita coragem”, declarou a senadora, explicando que decidiu encerrar a reunião porque já estava em seu “limite físico”.
Diagnóstico precoce e cirurgia rápida
Damares relatou que recebeu o diagnóstico no dia 18 de julho e, em apenas 18 dias, conseguiu realizar todos os exames e a cirurgia para retirada do tumor. Cinco dias após o procedimento, voltou ao Senado para trabalhar.
“O diagnóstico precoce foi fundamental para estar como estou. Segunda-feira eu começo as radioterapias, mas eu já estou declarando vitória, já estou declarando que estou curada”, afirmou.
A revelação surpreendeu colegas da Casa. A senadora Dra. Eudócia (PL-AL), que estava presente na sessão, disse: “Senadora, muito me moveu seu relato e me assustou. Estou sem palavras aqui, mas quero te elogiar pelo seu posicionamento, por você ter tornado público e por você ter essa garra que você sempre teve”.
Fé como sustento e incentivo à prevenção
Nas redes sociais, Damares reforçou que sua fé foi essencial para atravessar o momento difícil.
“Minha fé foi meu maior alimento nesse período, e Jesus meu maior consolador. Destaco também que Deus me deu, aqui em Brasília, os melhores médicos do mundo e, como vocês repararam, não parei de trabalhar”, escreveu.
Ela disse que não pretende reduzir o ritmo de atividades no Senado, mesmo com a radioterapia prestes a começar:
“Fiz a cirurgia para retirada do tumor numa quinta-feira (31/7), na segunda (4/8) já estava trabalhando, presidindo uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos. Estou bem. Na próxima semana começo as sessões de radioterapia e não vou parar de trabalhar, sorrir, dar gargalhadas e lutar muito pelas crianças e pelo meu Distrito Federal.”
A senadora destacou ainda a importância de identificar o câncer precocemente e fez um apelo às mulheres:
“Estou passando muito bem por todo este processo pois tive diagnóstico precoce. Assim, quero incentivar todas as mulheres a se cuidarem. Façam o autoexame, busquem fazer a mamografia. Descobrir a doença ainda no começo é fundamental para evitar complicações.”
Apoio e solidariedade
Após o anúncio, diversos parlamentares e apoiadores se manifestaram publicamente, desejando força e pronta recuperação à senadora. As mensagens destacaram sua resiliência e a coragem de tornar pública a luta contra a doença.
Folha Gospel com informações de Comunhão