A chef Dayse Paparoto, vencedora da primeira edição do MasterChef Profissionais no Brasil, em 2016, afirmou que sua participação e vitória no programa foram direcionadas por Deus. Em entrevista ao Podcast 3 Irmãos, publicada recentemente, Dayse testemunhou que teve confirmações claras e sucessivas do Senhor antes de se inscrever na competição.
Cristã há 14 anos, Dayse relatou que busca orientação divina em todas as suas decisões e considera a Bíblia como “manual de vida”. “Na Bíblia, todas as situações que você passar vai ter uma resposta, eu me guio por ela. Tanto que para entrar no MasterChef eu perguntei para Deus, e Ele me respondeu de diversas formas categoricamente que era para entrar”, declarou.
Na época, Dayse trabalhava em um restaurante e recebeu do chefe a sugestão para participar do reality. Com receio, ela orou por confirmação. No dia seguinte, recebeu uma mensagem de uma amiga: “Por que você não se inscreve no MasterChef?”, contou. Ainda assim, pediu mais uma resposta a Deus. Durante um café com um amigo que, segundo ela, “nem é da igreja”, ouviu novamente a sugestão de se inscrever — com um detalhe curioso: ele sugeriu que fizesse uma receita de ovo, o que se alinhava a uma brincadeira feita por seu pastor em um retiro anterior, quando disse: “Notícias do futuro: Dayse ganha o MasterChef com ovo”.
Reconhecendo os sinais como confirmações divinas, a chef gravou um vídeo com a receita de um ovo pochê e enviou sua inscrição. Entre 10 mil candidatos, foi selecionada. “Eu disse: ‘Deus, se o Senhor quer que eu esteja aqui, seja feita a sua vontade’”, afirmou.
Durante sua participação no programa, Dayse revelou que se apoiou espiritualmente para enfrentar os desafios. Em entrevista anterior ao podcast JesusCopy, declarou: “Eu entrava na prova e já falava: ‘Espírito Santo, o que eu faço?’. Ia fluindo. Fui ganhando uma, fui ganhando outra e ganhei. Por isso que quando eu ganhei eu dei mais de dez ‘glória a Deus’ ao vivo. Foi Ele mesmo”.
A vitória no reality rendeu à chef um prêmio em dinheiro, com o qual quitou seu apartamento, além de um carro. Contudo, segundo ela, os frutos da conquista transcenderam o aspecto pessoal. “Eu entendi depois que Ele me abençoou para abençoar outras pessoas através do MasterChef”, declarou.
Como desdobramento desse entendimento, Dayse participou da fundação de um restaurante escola no Timor Leste, voltado ao acolhimento e capacitação de meninas em situação de vulnerabilidade. O projeto, chamado “Proema”, já foi premiado diversas vezes e reconhecido como o melhor restaurante do país, formando novos talentos da gastronomia local.
Atualmente, Dayse comanda o restaurante Paparoto Cucina, em São Paulo, que possui uma estrela Michelin. Ela encerrou seu testemunho destacando a importância da oração e da direção espiritual em sua trajetória profissional: “Antes de entrar em alguma furada, antes de assinar um contrato, de aceitar alguma coisa, [eu oro:] ‘Senhor, é para eu ir?’. E Ele sempre me responde”, afirmou.