Richard Pryor, diácono da Crosspointe Community Church em Wayne, no estado de Michigan (EUA), recebeu uma nova caminhonete como demonstração de gratidão pelo ato de bravura que ajudou a impedir um tiroteio em massa durante um culto infantil. O episódio ocorreu em 22 de junho, quando Pryor usou seu veículo pessoal para conter um atirador que se aproximava da igreja armado, salvando dezenas de vidas.
Segundo informações da polícia local, o agressor, Brian Browning, de 31 anos, chegou ao templo dirigindo de maneira imprudente e estacionou no lado oeste do prédio. Vestido com roupas camufladas e um colete tático, ele saiu do veículo armado e passou a atirar em direção à congregação. Naquele momento, cerca de 150 pessoas participavam de um culto especial da escola bíblica de férias, incluindo muitas crianças.
O diácono, que chegava atrasado ao evento, notou a movimentação e agiu de imediato. “Assim que ele saiu do veículo, vi o uniforme, vi a arma em seu quadril e ele sacou a arma do veículo”, relatou Richard à emissora WXYZ. Em questão de segundos, decidiu avançar com sua caminhonete contra o atirador, com o objetivo de impedir sua entrada na igreja. Brian chegou a disparar contra o veículo: “Ele atirou na picape e, naqueles poucos segundos, percebi que a picape estava danificada e que eu não tinha nenhuma arma comigo”, explicou.
A ação rápida do diácono permitiu que a equipe de segurança da igreja tivesse tempo suficiente para neutralizar o agressor, que foi morto por um dos seguranças armados. Os membros da igreja foram conduzidos a um local seguro, evitando um massacre.
Dias após o ocorrido, o gerente de uma concessionária Ford, Matthew Demmer, entregou a Richard uma picape nova, que ele poderá utilizar gratuitamente por dois anos. “Não posso ser mais do que grato pelo apoio de todos. O Senhor com certeza estava no controle de tudo naquele domingo. Sou grato pela proteção do Senhor e por tudo ter acontecido como aconteceu”, declarou Richard.
Além da doação do veículo, uma campanha de arrecadação conseguiu reunir mais de US$ 47 mil para apoiar o diácono. Em agradecimento, ele afirmou: “Queria agradecer pessoalmente a todos que contribuíram. Não tenho palavras para expressar o quanto sou grato. O incidente que levou à destruição do meu caminhão obviamente me mudou. Mas o nível de amor e gratidão que experimentei desde então me mudou muito mais”.
A Crosspointe Community Church também se pronunciou uma semana após o ataque frustrado. Em comunicado publicado em suas redes sociais, afirmou: “Aqui estamos, a uma semana do dia que nenhum de nós jamais esquecerá: o dia em que Deus nos salvou de uma tentativa de tiroteio em massa durante o nosso culto. Glória a Deus”.
E continuou: “A palavra-chave nessa frase é ‘tentativa’. Já falamos sobre os heróis de 22 de junho e sou grato pela maneira como Deus usou cada um deles para alcançar Seu propósito de nos conceder uma salvação literal e física. Eles também são dignos de receber honra por suas ações individuais”.
A igreja informou ainda que recebeu apoio de outras congregações da região, que se solidarizaram com os fiéis e reforçaram os laços da comunidade cristã local, de acordo com informações do The Christian Post.