Diante do cenário de incertezas que marca o futuro eleitoral para a presidência do Brasil em 2026, nomes ligados à direita nacional vêm surgindo como potenciais substitutos ao do ex-presidente Jair Bolsonaro, que atualmente se encontra inelegível. Um deles é o de Eduardo Bolsonaro, seu filho.
O deputado federal pelo Partido Liberal de São Paulo confirmou, em declaração à imprensa esta semana, sua disposição de concorrer ao Palácio do Planalto nas eleições de 2026. A afirmação está condicionada à manutenção da situação de inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, que permanece sem direitos políticos por determinação judicial.
A declaração foi feita durante uma coletiva de frente ao plenário da Câmara dos Deputados. “Confirmo que, na hipótese da impossibilidade de meu pai, Jair Bolsonaro, serei candidato a presidente da República pelo Partido Liberal”, afirmou o parlamentar.
Em sua fala, Eduardo Bolsonaro avaliou que a movimentação judicial em torno de seu nome tem motivação política. “Percebe-se uma pressa incomum em processos que me envolvem. Acredito que o objetivo é claro: buscar uma condenação, mesmo que em instâncias like a Primeira Turma do STF, para tentar me tornar inelegível antes do pleito de 2026”, disse.
O contexto da declaração inclui a notícia, divulgada na terça-feira (23), de que o Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia contra o deputado e outras duas pessoas por suposta prática de crimes contra a segurança nacional. O caso, que tramita na Justiça Federal de Brasília, investiga a organização de manifestações com suposto objetivo de depor autoridades constituídas.
A denúncia, assinada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, foi recebida pela Corte na segunda-feira (22). Os acusados terão o prazo legal de 15 dias para apresentar sua defesa.
Eduardo Bolsonaro é o segundo filho do ex-presidente a sinalizar interesse na sucessão presidencial. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também já manifestou publicamente considerar a disputa sob às mesmas condições, informou o Metrópoles.