A apresentadora Silvia Abravanel, filha de Silvio Santos e integrante da família que controla o SBT, criticou a abertura de espaço para programas de cunho evangélico na emissora feita pelas irmãs.
As declarações foram feitas durante participação no podcast Alt Tabet, transmitido pelo Uol. Segundo Silvia, embora considere a presença de Deus bem-vinda na programação televisiva, é necessário preservar o equilíbrio religioso:
“O dono da emissora era judeu. Vários pastores chegaram a entrar em contato com ele, querer comprar horário, tudo. Ele era judeu”, afirmou. Ela acrescentou: “Agora, minhas irmãs são evangélicas. De repente, pode abrir um espaço ou outro, como foi feito agora no final do ano, que foi muito maravilhoso. Eu acho que Deus sempre é bem-vindo em toda a programação, mas inflar demais não agrada a todos os públicos”, frisou.
Silvia argumentou que a grade de programação deveria refletir a pluralidade religiosa brasileira, evitando favorecimento exclusivo a uma determinada fé. “Porque não são todas as pessoas que vão assistir, não são todas as pessoas que vão seguir aquilo. Hoje em dia tem 1 milhão de religiões no Brasil. As pessoas não sabem nem mais que religião que elas estão. Quando você segue uma religião, uma doutrina, sim, mas não são todos os públicos”, disse.
As críticas foram feitas semanas após a estreia do programa Bom Dia Esperança, comandado pelo coach Deive Leonardo, que passou a ser exibido em formato de cinco minutos dentro do telejornal Primeiro Impacto. A atração foi ao ar pela primeira vez no dia 26 de maio, com mensagens cristãs de fé e encorajamento.
Esta não foi a primeira vez que Silvia Abravanel se manifestou publicamente contra decisões internas do SBT. Em março de 2024, durante entrevista ao influenciador Lucas Selfie, ela comentou sobre rumores envolvendo a possível ida do programa The Voice para a emissora e aproveitou para criticar o diretor Boninho, da TV Globo: “Ele nunca me deu oportunidade. Eu o chamei para ver meu trabalho, e ele ignorou”, afirmou na ocasião.
Fundado em 1981 por Silvio Santos, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) tem adotado, nos últimos anos, mudanças em sua programação para atrair diferentes segmentos de audiência, incluindo conteúdos religiosos. A emissora não se pronunciou oficialmente sobre as declarações de Silvia Abravanel.
‘Em primeiro lugar, glória a Deus’, diz Patrícia Abravanel após SBT superar Globo