A Sedam ficou responsável pela pauta de combate ao desmatamento
Rondônia passa a ocupar um papel de destaque nas discussões regionais sobre conservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Durante a Assembleia Geral da Força-Tarefa do GCF Brasil (Fundo Verde do Clima), realizada no último mês, o governo de Rondônia foi designado para liderar a pauta relacionada ao combate do desmatamento, uma das agendas mais urgentes e estratégicas para a Amazônia Legal.
A função, que será exercida pelo titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Marco Antonio Lagos, integra o quadro de distribuição de responsabilidades entre os estados membros do GCF, cabendo-lhe, principalmente, liderar a implementação da pauta de prioridades referente ao tema, considerando as demandas de ação, a necessidade de coordenação regional e o diálogo com os órgãos do governo federal.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a conquista coloca o estado em uma posição de destaque. “Mais do que uma posição de destaque em um colegiado, o protagonismo assumido por Rondônia sinaliza uma oportunidade de avançar em soluções que equilibrem produção, conservação e qualidade de vida para a população amazônica”, salientou.
IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS
A Força-Tarefa GCF Brasil é reconhecida como um espaço institucional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, atuando também como Câmara Setorial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Consórcio da Amazônia Legal. Nesse contexto, a liderança assumida pelo governo de Rondônia representa um avanço na integração entre os estados amazônicos e fortalece a voz regional nas discussões sobre políticas públicas, mecanismos de financiamento e implementação de estratégias contra o desmatamento.
O secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, destacou a importância dessa missão não somente para o estado, mas para o país. “Receber essa designação é, acima de tudo, um reconhecimento do trabalho que Rondônia vem realizando na agenda ambiental. Liderar a pauta do combate ao desmatamento no âmbito do GCF Brasil reforça nosso compromisso com a preservação da floresta e com o desenvolvimento sustentável. Sabemos que o desafio é grande, mas temos clareza da responsabilidade e da necessidade de promover ações efetivas e articuladas com os demais estados e com o governo federal.”
REDUÇÃO NO ÍNDICE DE DESMATAMENTO
A recente designação de Rondônia para liderar a pauta de combate ao desmatamento na Força-Tarefa GCF Brasil reflete não apenas o compromisso do estado com a agenda ambiental, mas também com os resultados concretos alcançados no último ano. Como exemplo, entre 1º de janeiro e 15 de agosto deste ano, Rondônia registrou uma expressiva redução de 83,22% nos focos de calor, conforme dados da Sala de Situação da Sedam. Em números absolutos, o estado passou de 24.802 focos em 2024 para apenas 4.161 no mesmo período de 2025.
Esses avanços consolidam Rondônia como referência no enfrentamento às queimadas ilegais e na preservação dos recursos naturais, justificando a escolha do estado para conduzir uma das pautas mais estratégicas da Amazônia Legal no cenário nacional. A liderança na diretoria do GCF representa o reconhecimento por resultados efetivos e pela capacidade técnica de articulação regional.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO