A atriz Grazi Massafera participou, na manhã de 07 de outubro, do programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga na TV Globo. Durante a entrevista, a artista fez um comentário irônico sobre o conceito de “família tradicional”.
“É a família tradicional: mamãe, papai, filhinho e amante. Olha o veneno da Arminda! Olha o veneno!”, afirmou Grazi, em referência à personagem que interpretará na próxima novela das 21h, Três Graças, cuja estreia está prevista para 20 de outubro. Na trama, a atriz dará vida a uma vilã.
Nos comentários de um vídeo publicado no Instagram, a personal trainer e influencer cristã Bella Falconi rebateu a declaração da atriz: “É impressionante como as pessoas feridas, ferem. As pessoas não curadas, projetam suas frustrações no mundo. E viva a família tradicional, projeto de Deus!”
A declaração de Massafera foi associada, nas redes sociais, ao recente posicionamento da jornalista Milly Lacombe, que também fez críticas ao modelo de “família tradicional”. As falas da jornalista geraram ampla repercussão e reações negativas entre grupos que defendem valores conservadores, levando ao cancelamento de sua participação em uma feira literária.
Durante o podcast em que se manifestou, Milly declarou: “Eu não quero falar contra o amor romântico, mas eu vou falar contra o amor romântico. Porque eu passei a vida, desde os 16 anos, a gente fica vendo esses filmes, né, de que o objetivo da mulher é casar. A mulher tem que casar e que aí o filme acaba. A cena mais feliz da vida dela é o casamento”.
A jornalista acrescentou que esse modelo restringe as perspectivas feministas: “Os filmes deveriam começar com essa cena. Porque dali é pra baixo, gente […] Eu estou super contra a monogamia, super contra o amor romântico. Eu acho que esse negócio de família tá f*** a gente. Família é um núcleo produtor de neuroses”.
Em seguida, completou com uma crítica ao viés conservador: “Família tradicional, branca, conservadora, brasileira. Gente, isso é um horror. É a base do fascismo. Falemos a verdade”.