O pastor Teófilo Hayashi, da Zion Church, publicou um vídeo no YouTube em que falou sobre a busca por bem-estar e saúde mental e direcionou parte da mensagem à Geração Z. Na gravação, ele afirmou que percebe, entre jovens, uma procura intensa por “bem-estar” e “felicidade” e alertou para o risco de essa busca ocupar um lugar central na vida espiritual.
Hayashi convidou os ouvintes a fazerem uma autoavaliação e disse: “Como uma geração cristã que quer fazer a vontade de Deus, temos que começar a perguntar: A tua questão para você mesmo mais frequente é ‘será que eu estou feliz?’ ou ‘será que eu estou andando no Espírito?’”. Em seguida, acrescentou: “Porque eu tenho observado que, especialmente a geração Z, quer a todo custo ter bem-estar, felicidade e de certa maneira muito atrelado com a obsessão com saúde mental”.
Ao tratar do tema, o pastor afirmou que a cultura atual tem priorizado o bem-estar “em detrimento da verdade” e fez comparações entre o que chamou de “cultura do mundo” e “cultura do Reino de Deus”. Ele citou Mateus 16:24 e leu o trecho: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e me siga, quem quiser salvar sua vida vai perdê-la, mas quem perder a sua vida por amor de mim, vai encontrá-la”.
Hayashi também declarou: “A cultura deste século vai sussurrar para você: Conserte-se, você tem que se curar, você tem que se amar mais. Já o rei Jesus vai declarar para você: ‘Morra para si e em mim você vai encontrar vida e vida em abundância’”. Ele completou: “A verdadeira cura não vem do voltar para si mesmo, o olhar para dentro de si, a verdadeira cura vem da entrega total da sua vida a Cristo. Quando você fala ‘Eu entrego minha vida a ti, eu morro para mim mesmo’, você começa a receber aquilo que só Jesus pode te trazer, que é vida eterna”.
Formado em psicologia, Hayashi disse que não se opõe ao uso de terapia por cristãos e relatou experiências pessoais com o tema. “Eu entendo o valor da saúde mental e promovo a saúde mental. Já fiz terapia e até recomendo terapia. [Mas], se você recebe terapia que te leva ao centro da tua própria vontade e não te leva ao centro da vontade de Deus, deixa eu te dizer uma coisa, você está preso num ciclo vicioso, que por sinal vai ser muito caro”, afirmou. Ele fez um apelo: “Por favor, Geração Z, não idolatre a tua saúde mental, o teu bem-estar em detrimento da verdade, porque a terapia não te liberta”.
Em uma publicação no Instagram sobre o mesmo assunto, Hayashi escreveu: “Terapia pode ajudar, mas só Jesus liberta”.
Na sequência, o pastor relacionou o conceito de “vida em abundância” ao arrependimento e citou Romanos 12:2: “Não vos conformeis com este mundo, mas sejais transformados”. Ele afirmou: “Sem arrependimento você não vai ter essa morte para si e nem a vida em abundância”.
No encerramento do vídeo, disse: “Que o Senhor nos leve cada vez mais ao arrependimento genuíno, que vai tirar dos nossos altares essa busca incessante por felicidade e bem-estar. Vamos falar acima de tudo: Deus, eu busco a tua verdade, porque a tua verdade que me liberta”.








































