A “ADA” automatiza o processo de cancelamento de documentos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
Com o uso de inteligência artificial, o governo de Rondônia reduziu em mais de 97% o tempo de execução dos chamados de suporte técnico da Central de Atendimento. A transformação é resultado da Assistente de Atendimento Virtual (ADA), desenvolvida pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), que automatiza o processo de cancelamento de documentos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), garantindo mais agilidade, precisão e economia de recursos.
Entre 2023 e 2024, o número total de chamados registrados na Central passou de 63.126 para 99.826, equivalente a um aumento de 58%. Dentro desse volume, as solicitações de cancelamento no SEI foram as mais impactadas pela inovação: 47.585 delas foram resolvidas de forma automática pela ADA, sem necessidade de intervenção humana.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o investimento é estratégico. “A tecnologia aplicada à gestão pública é essencial para atender melhor o cidadão e otimizar recursos. O uso de inteligência artificial é um exemplo de como a inovação pode gerar resultados concretos para o estado”, ressaltou.
COMO FUNCIONA
Desenvolvida pela Setic e integrada ao Portal de Atendimento, a ADA foi projetada para automatizar, filtrar e direcionar chamados de cancelamento de documentos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
Com a tecnologia, o tempo médio de execução de um chamado caiu de três dias para apenas uma hora. A média mensal de chamados automatizados saltou de 83 para 6.776 — crescimento de 8.164%.
Para solicitar o cancelamento de documento no SEI, o servidor deve acessar o Portal de Atendimento, entrar na seção “Formulários”, selecionar a categoria “Assistência”, localizar o serviço desejado e seguir o passo a passo indicado.

Assistente de Atendimento Virtual (ADA) atende chamados de cancelamento de documentos
Segundo o analista de dados da Setic, João Thomas, a implementação da ADA possibilita que a equipe da Central de Atendimento concentre esforços em demandas mais complexas, ao mesmo tempo em que garante respostas mais rápidas e eficientes aos servidores.
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Os analistas, técnicos e estagiários da coordenadoria de infraestrutura (Coinfra) da Setic trabalham de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, garantindo o atendimento aos servidores das demais secretarias estaduais e assegurando que a população tenha acesso contínuo aos portais de serviços.
Entre os atendimentos mais frequentes estão: alteração de e-mail de usuário cadastrado no Sistema de Autenticação do Estado de Rondônia (Sauron) e SEI, cancelamento automático de documentos no SEI e exclusão de permissão de acesso de usuário em unidades do sistema.
Contato com o suporte técnico da Setic:
- Telefone e WhatsApp: (69) 3212-9513
- VoIP: 9513
- Portal: atendimento.setic.ro.gov.br
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