O ex-pastor presidente da Igreja Batista de Água Branca (IBAB), Ed René Kivitz, voltou a gerar controvérsia no meio evangélico após declarações feitas durante o sermão intitulado “O Deus da minha casa”. Em sua pregação, o líder afirmou não acreditar na condenação eterna conforme descrita na Bíblia e rejeitou a imagem de Deus como “fogo consumidor”, mencionada em Deuteronômio 4 e Hebreus 12.
“Eu não creio no Deus que é fogo consumidor. Deus que condena e que manda pro inferno e queima a gente no inferno. Churrasco humano eterno. Não creio nesse Deus”, declarou. Em seguida, Kivitz usou uma analogia para reforçar seu ponto: “O que você pensaria de um pai, no dia dos pais, que pegasse o seu filho, colocasse num forno a lenha, uma criancinha, e dissesse pra ela: você vai ficar aí pra sempre, pecadora”.
O ex-pastor também comparou o relato bíblico da queda em Gênesis com exemplos do cotidiano: “‘Desobedeceu a mamãe, comeu danone, que ela falou que não era pra comer’. Você imagina isso? Não, você não imagina. Você acredita que Deus faz isso. Só trocou o danone pela maçã. ‘Comeu a maçã, vai pro inferno’. ‘O pastor perguntou se você queria aceitar Jesus como salvador. Não aceitou, vou te colocar na fornalha, porque eu sou fogo consumidor’. Não dá”.
Em sua exposição, Kivitz afirmou que há diferentes imagens de Deus nas Escrituras: “Se você quiser continuar crendo nesse Deus, Deus te abençoe. Você vai encontrar versículos na Bíblia que vão falar desse Deus. Mas você vai encontrar versículos na Bíblia que vão falar o contrário”. Para ele, uma compreensão punitiva de Deus leva a distorções religiosas: “Quem crê num Deus cruel, das duas uma. Ou é cruel e se identifica com ele, ou se torna cruel para imitá-lo. […] Não é esse o Deus e Pai de Jesus Cristo. O Deus e Pai de Jesus, ele se assenta à mesa dos pecadores”.
Antecedentes
Anos atrás, em outro sermão na IBAB, Kivitz já havia comentado sobre acusações de universalismo recebidas após uma série de mensagens em Romanos. Na ocasião, afirmou: “O pessoal está falando na internet que eu sou universalista e eu acho que eu dei brecha mesmo quando expliquei Romanos. Tem uns textos lá de Romanos que dá essa deixa. E eu me agarrei nessa deixa porque eu quero mesmo que todo mundo vá para o céu”.
O pastor acrescentou que sua esperança se baseia em textos bíblicos que falam do desejo divino de salvação universal: “A Bíblia Sagrada diz que Deus quer que todos os homens se salvem. Ah, eu também quero! Eu quero que o inferno esteja vazio. Tenho essa esperança. […] Hoje eu não sei se eu sou, mas que eu gostaria de ser, eu gostaria, porque tem uns crentes que eu acho que eles ficam na bronca porque Deus vai salvar os outros”.
Reação
As falas de Kivitz foram refutadas por Yago Martins, pastor da Igreja Batista Maanaim, que citou Hebreus 12.29 para contrapor a interpretação do ex-presidente da IBAB. “O nosso Deus é fogo consumidor. ‘Yago, eu não concordo com a sua interpretação’. Eu não estou interpretando, eu estou lendo. Deus se revela no Antigo Testamento como fogo consumidor. Deus se revela no Novo Testamento como fogo consumidor”, afirmou.
Em seguida, Martins criticou diretamente Kivitz: “Ed René Kivitz está dizendo, abre aspas: ‘Eu não creio no Deus que é fogo consumidor’. Fecha aspas. O que ele está dizendo? Ele está dizendo que não crê na Bíblia. Ed René Kivitz está, mais uma vez, deixando claro que não crê na Bíblia, que a Bíblia, pra ele, é um ferramental, é um instrumental que ele pode escolher o que é que ele gosta e então rejeitar aquilo que ele não gosta”.
O pastor prosseguiu em tom de reprovação: “Toda vez que o Ed René Kivitz sobe num púlpito com a Bíblia aberta, é o espírito do anticristo que fala pelo meio desse homem. […] Não é porque alguém fala em nome de Deus que ele é bíblico”.
Apesar das críticas, Martins reconheceu a capacidade de comunicação do ex-pastor da IBAB: “Ele se expressa muito bem, eu já falei isso várias vezes. É um comunicador inigualável. Eu conheço quase ninguém no Brasil – se tiver alguém no Brasil – que se comunique com a capacidade desse homem. Mas é uma capacidade, se foi dada por Deus, eu não sei, mas que está sendo usada pelo diabo para ensinar aquilo que é demoníaco”, concluiu.