A Sepog participou como parceira estratégica, conduzindo oficinas e contribuindo com especialistas em planejamento
Com o objetivo de fortalecer a execução das medidas socioeducativas no estado, o governo de Rondônia realizou, nos dias 27 e 28 de agosto, o 5º Encontro de Diretores que reuniu gestores para discutir práticas de liderança e integração voltadas ao desenvolvimento do sistema socioeducativo de Rondônia.
A iniciativa da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease) teve como tema “Gestão Estratégica e Liderança Transformadora no Sistema Socioeducativo”. A programação incentivou a inovação e a responsabilidade institucional na condução das medidas socioeducativas.
A Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) participou como parceira estratégica, conduzindo oficinas e contribuindo com especialistas em planejamento que aplicaram metodologias como a análise SWOT, além de apoiar na definição de diretrizes prioritárias para a área.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos na socioeducação fazem parte da estratégia de consolidar uma gestão pública mais humanizada e eficiente. “Estamos avançando para garantir que os jovens em cumprimento de medidas tenham oportunidades reais de transformação, e isso só é possível com planejamento, integração e comprometimento dos gestores”, salientou.
A secretária da Sepog, Beatriz Basílio, ressaltou a importância da cooperação interinstitucional para alcançar resultados efetivos. “O trabalho conjunto fortalece a governança e contribui para que as diretrizes estabelecidas sejam aplicadas de forma prática e eficaz.”
O presidente da Fease, Antônio Silva, reforçou que a iniciativa representa um marco para a instituição. “Nosso objetivo é preparar a equipe gestora para conduzir o sistema com visão estratégica, garantindo eficiência, integração e transformação na vida dos adolescentes atendidos”, destacou.
OFICINA DE DIAGNÓSTICO SITUACIONAL

O público participante foi formado por diretores e técnicos das unidades regionais da Fease
Durante o encontro, a Sepog conduziu oficina para elaboração do diagnóstico situacional da Fease, sob a perspectiva dos diretores das unidades regionais. A atividade utilizou a ferramenta SWOT (Strengths – Forças, Weaknesses – Fraquezas, Opportunities – Oportunidades e Threats – Ameaças), permitindo identificar os principais desafios e potencialidades do sistema socioeducativo.
A coordenadora-geral de Políticas Públicas Socioeducativas na Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Lívia de Souza Vidal, esteve na abertura das atividades, ministrando sobre os principais avanços na socioeducação nos últimos anos. “O processo formativo é o caminho mais eficaz e potente para que possamos construir um cotidiano digno e que garanta direitos de toda a comunidade socioeducativa. Pensar, discutir, aprimorar o trabalho de gestão é um convite essencial para a construção da política pública de socioeducação coerente com as normativas legais que nos orientam”, disse.
O público participante foi formado por diretores e técnicos das unidades regionais da Fease, além de gestores estaduais e especialistas convidados, que contribuíram com análises técnicas e estratégicas para subsidiar a tomada de decisões. O evento consolidou-se como um espaço de diálogo e construção coletiva para o futuro da socioeducação em Rondônia.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO