Muitos pastores estão falhando em viver vidas santas, enquanto muitos cristãos comuns não têm ideia do ponto central dos ensinamentos de Jesus, disse o veterano evangelista Rev. Dr. Stephen Tong na terça-feira.
Em um discurso desafiador à assembleia geral da Aliança Evangélica Mundial (WEA) , o evangelista e teólogo indonésio, Dr. Tong, disse que muitos pastores estavam vivendo vidas extremamente hipócritas, “mulherengos” e cometendo adultério durante a semana, e depois indo à igreja no domingo para pregar a Palavra de Deus.
“Que vergonha para esses tipos de servos de Deus”, disse o Dr. Tong, fundador da Igreja Evangélica Reformada da Indonésia.
Ele continuou: “Tenho visto muitos pastores que cometem pecados, mas vão até o altar toda semana e pregam.
“Esse é o tipo de cristão trapaceiro. Esse é o tipo de líder hipócrita da igreja.”
Carinhosamente conhecido como o Billy Graham da Ásia, o ministério do homem de 85 anos abrange décadas e já pregou o Evangelho a milhões de pessoas em seis continentes.
Seus comentários surgem após anos de escândalos sexuais envolvendo pastores de igrejas de alto escalão.
Alertando que ninguém seria capaz de entrar no Reino dos Céus sem arrependimento, incluindo pastores, ele disse: “Você é santo? Sua vida é uma vida santa? Seu cérebro é um cérebro santo? Sua boca é uma boca santa? Sua pregação é palavras santas, suas mãos são mãos santas, suas pernas são pernas santas? … Se você puder manter tudo santo, então você pode ser um servo de Deus.”
Voltando sua atenção para os cristãos leigos, o Dr. Tong lamentou que muitos vão à igreja domingo após domingo sem nunca compreender completamente o ponto central dos ensinamentos de Jesus durante seu tempo na Terra.
Mais do que santidade, evangelismo ou qualquer outro tópico, o Dr. Tong disse que a mensagem principal da pregação de Jesus era o Reino de Deus. Até os próprios discípulos não entenderam esse ponto, pensando que Jesus estava vindo apenas para restaurar o Reino de Israel, como ele pregava.
“Muitos cristãos, depois de anos frequentando o culto dominical, não sabem qual é o tema principal da Palavra de Deus”, disse ele.
Em palavras duras para a Igreja na Coreia do Sul, que está sediando a assembleia geral da Aliança Evangélica Mundial, o Dr. Tong disse que muitos cristãos no país “não pensam na vontade de Deus; eles só pensam no destino da Coreia do Sul”.
Ele acrescentou: “Acho que Jesus ficou muito, muito decepcionado porque seu público nunca o entendeu”.
Mais de 800 cristãos do mundo todo se reuniram em Seul, Coreia do Sul, esta semana para a assembleia geral da WEA.
O encontro global é realizado a cada seis anos e reúne evangélicos para elaborar estratégias para a missão mundial e abordar os principais desafios e oportunidades.
O encontro de cinco dias será concluído com o lançamento da Declaração de Seul, que um porta-voz da WEA descreveu como “uma declaração clara da teologia evangélica não vinda predominantemente do Ocidente, mas do Oriente”.
Foi preparado com o envolvimento de teólogos do mundo todo, mas especialmente da Coreia do Sul.
“É um momento único na história cristã… ele reafirma centenas de anos de ortodoxia cristã, mas o faz de uma perspectiva que é exclusivamente coreana e asiática”, disse o porta-voz da WEA.
Ao longo da semana do WGA, os delegados ouvirão diversos palestrantes. Na abertura, segunda-feira, o pesquisador da Operation World, Jason Mandryk, também comentou sobre escândalos que afetaram a posição dos evangélicos e do evangelicalismo.
Ele também falou sobre o crescimento “explosivo” do cristianismo na África e em outras partes do Sul Global. Esse rápido crescimento representa desafios para o discipulado e o treinamento de liderança, já que a maioria dos pastores na África nunca recebeu nenhum treinamento formal.
Em um discurso na noite de segunda-feira, o pastor e fundador de igrejas Rick Warren disse que não havia melhor maneira de ganhar o mundo do que com o Evangelho já dado por Jesus Cristo.
“Vi o modelo de ministério de Jesus trabalhar no deserto, em vilarejos minúsculos e em megacidades gigantes. É transcultural”, disse ele.
Ele acrescentou: “Se aprendermos não apenas a mensagem, mas também o método de Jesus, ganharemos o mundo nos próximos oito anos”.
Folha Gospel com informações de The Chrisitan Today








































