Um grupo de 56 membros da Primeira Igreja Batista de Jacaraípe, localizada na Serra (ES), dedicou-se por oito meses à transcrição manual de uma Bíblia gigante. O projeto, já finalizado e encadernado, chama a atenção por suas dimensões: 60 cm de altura, 42 cm de largura e um peso de 19 quilos.
De acordo com Cleia Monteiro (conhecida como Cleinha), coordenadora do projeto, os trabalhos começaram em 2 de fevereiro de 2025 e foram concluídos em 30 de outubro de 2025. Cleia, de 58 anos, esteve presente em todas as etapas do processo de transcrição.
A ideia surgiu após Cleia se inspirar em uma publicação nas redes sociais de uma fiel de Goiás, responsável por um projeto semelhante, a transcrição manual da Bíblia. Na versão goiana, o livro pesava 11 quilos e tinha 60 cm de altura. O projeto foi realizado por 39 integrantes de uma igreja evangélica local.
Cleia apresentou a ideia ao pastor Walter Aguia, que apoiou a proposta e a incentivou a reunir um grupo de voluntários, conhecidos como copistas, para dar início ao trabalho. Cada copista escolheu um livro da Bíblia para transcrever em casa. Cleia, por exemplo, ficou responsável pelo livro de Gênesis, enquanto obras mais extensas, como os Salmos, precisaram ser divididas em partes.
A transcrição foi realizada à mão, utilizando caneta preta. Caso algum erro fosse cometido, a página precisava ser reescrita. A conclusão oficial do projeto será celebrada em 14 de dezembro de 2025, Dia da Bíblia, com a apresentação da Bíblia gigante em um culto especial, que contará com a presença da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).









































