O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu um alerta aos consumidores sobre a comercialização e o consumo de azeites de oliva fraudados. Os produtos foram fiscalizados pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, da Secretaria de Defesa Agropecuária, e, segundo o órgão, não atendem aos padrões de identidade e qualidade exigidos pela legislação brasileira.
As amostras coletadas foram analisadas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária, que confirmaram a presença de outros tipos de óleos vegetais na composição dos produtos — o que caracteriza fraude.
O ministério orienta que os consumidores interrompam imediatamente o uso caso tenham adquirido algum dos produtos irregulares. Também lembra que é possível solicitar a substituição do item, conforme o Código de Defesa do Consumidor.
Aos comerciantes, o Mapa reforçou que a venda desses produtos é uma infração grave. “Os estabelecimentos que mantêm os itens à venda podem ser responsabilizados”, afirmou o ministério em nota, conforme publicado pela revista Comunhão.








































