O pastor Valberto da Cruz, um dos fundadores do Encontro para a Consciência Cristã e vice-presidente da Visão Nacional para a Consciência Cristã (VINACC), faleceu no sábado, 19 de julho de 2025. Ele estava internado há mais de 50 dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e não resistiu às complicações de saúde.
A informação foi confirmada oficialmente pela entidade responsável pelo evento. Em nota, a VINACC declarou: “É com profundo pesar que a Visão Nacional para a Consciência Cristã comunica o falecimento do pastor Valberto da Cruz, 1º vice-presidente da instituição. O falecimento do reverendo foi confirmado na tarde deste sábado, 19 de julho de 2025, deixando familiares, amigos, membros da VINACC e sua igreja local profundamente consternados”.
Ao longo de sua trajetória, o pastor Valberto dedicou-se integralmente à evangelização, ao discipulado e à defesa da fé cristã com base nas Escrituras. Foi pastor da Igreja O Brasil Para Cristo, no bairro Alto Branco, em Campina Grande (PB), onde atuou por muitos anos com dedicação pastoral e firmeza doutrinária.
Graduado em Administração e Teologia, Valberto também era mestre em Missiologia. No campo acadêmico e literário, foi coautor do livro Pequenos Grupos, escrito em parceria com Fabiana Ramos e com prefácio de Russell Shedd, um dos mais respeitados teólogos do meio evangélico no Brasil. Também lecionou no Instituto Teológico Superior de Missões (ITESMI), onde contribuiu na formação de líderes cristãos para o campo missionário.
Desde a primeira edição do Encontro para a Consciência Cristã, realizada em 1999, pastor Valberto esteve diretamente envolvido na estruturação e crescimento do projeto, consolidado atualmente como o maior evento cristão voltado à cosmovisão bíblica no país. Atuando com discrição e firmeza, seu trabalho nos bastidores foi essencial para a organização e expansão do encontro anual, realizado tradicionalmente em Campina Grande.
Além do ministério público, Valberto era casado com Tânia Cruz e pai de Letícia Cruz. Conforme destacou a nota da VINACC, ele também foi reconhecido como “exemplo de esposo e pai, testemunhando com sua vida o que pregava em púlpitos e salas de aula”.
Diante da notícia de seu falecimento, diversos líderes cristãos do país manifestaram pesar e gratidão pelo legado do pastor. O pastor e escritor Renato Vargens declarou: “Uma perda irreparável. Um grande e notável homem de Deus. Fará muita falta à igreja em Campina Grande, como também à Consciência Cristã. Meus mais sinceros sentimentos aos familiares, amigos e igreja”.
Franklin Ferreira também prestou solidariedade: “Que o Senhor console familiares e cooperadores desse tão amado irmão. Ele já está contemplando a glória divina”.
Jonas Madureira lamentou a partida e reforçou a importância de sua atuação: “Que tristeza. Ele vai fazer muita falta. Meus sentimentos aos familiares e amigos da Consciência Cristã”.
O reverendo presbiteriano Samuel Vitalino manifestou pesar: “Que o Senhor abençoe aos familiares e amigos”.
O missionário Ronaldo Lidório escreveu: “Que o Senhor Deus console os corações neste momento desafiador. Pr. Valberto deixou um rico testemunho de fé, paz e missão, servindo o Cordeiro Jesus.”
Wilson Porte Jr., pastor e professor, também se manifestou: “Lamento muito. Que o Senhor conforte os corações de todos os familiares. Orei muito por ele. Certamente o Senhor quis dar o melhor a nosso querido irmão. Um abraço a todos da família e amigos”.
O Conselho Diretivo da VINACC encerrou sua nota agradecendo a Deus pela vida do pastor Valberto e pedindo consolo para os que permanecem: “Lamentamos profundamente sua partida e rendemos graças a Deus por sua vida frutífera e ministério fiel. Oramos para que o Senhor conforte o coração de seus familiares, amigos e todos que foram alcançados por seu exemplo e testemunho”.