O Ministério da Saúde divulgou a relação das cidades escolhidas para receber a vacina contra a dengue, e Porto Velho não estará entre elas. Os critérios adotados pelo Ministério da Saúde para a seleção levam em conta três aspectos: o tamanho populacional dos municípios, a incidência elevada de casos de dengue e a predominância do sorotipo DENV-2.
Houve uma diminuição no número de ocorrências de dengue em Porto Velho. Segundo informações do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), entre janeiro e dezembro de 2023, foram registrados 1.093 casos confirmados de dengue, em comparação com 1.963 casos no mesmo período de 2022. Além disso, a capital registrou dois óbitos relacionados à dengue em 2023.
Nenhum município de Rondônia foi escolhido para receber a vacina contra a dengue. No entanto, cidades do Acre, Roraima e Amazonas, na região Norte, serão contempladas com o imunizante. A definição de um público-alvo e áreas prioritárias para a vacinação foi necessária devido à capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante. Para o ano de 2025, o Ministério da Saúde já garantiu a aquisição de 9 milhões de doses.
Cidades Contempladas:
- Acre
- Amazonas
- Bahia
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Minas Gerais
- Mato Grosso do Sul
- Paraíba
- Paraná
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Roraima
- Santa Catarina
- São Paulo
- Tocantins