Uma operação internacional de combate ao narcotráfico resultou na apreensão de 1,3 tonelada de cocaína em águas internacionais, próximo à costa brasileira. A ação, realizada no último domingo (1º), contou com a participação da Polícia Federal e de agências de inteligência dos Estados Unidos e do Reino Unido.
O cerco foi executado com o apoio fundamental de uma fragata da Marinha francesa, que realizou a abordagem da embarcação suspeita. Segundo a Embaixada da França no Brasil, o carregamento total somou 1.375 kg de entorpecente, carga estimada em 41 milhões de euros (cerca de R$ 253 milhões).
A intervenção foi possível após o compartilhamento de dados estratégicos pela Polícia Federal no início de janeiro. As informações indicavam que organizações criminosas da América do Sul estavam utilizando rotas oceânicas específicas e embarcações com perfis logísticos identificados para o tráfico transnacional.
Durante a abordagem, três tripulantes de nacionalidade brasileira foram detidos pelos militares franceses. Eles foram conduzidos e entregues às autoridades brasileiras no Porto de Mucuripe, em Fortaleza, de onde seguiram para a Superintendência Regional da Polícia Federal no Ceará.
O sucesso da operação reforça a eficácia da cooperação entre a PF, a agência britânica National Crime Agency (NCA) e a Drug Enforcement Administration (DEA), dos EUA. O monitoramento de padrões de navegação tem sido a principal ferramenta para asfixiar as rotas de exportação de drogas pelo Atlântico.
Os presos devem responder por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. A Polícia Federal segue investigando o caso para identificar os financiadores da carga e o destino final do entorpecente, que provavelmente seria distribuído no mercado europeu.
Fonte: NEWS RONDÔNIA








































