Nathan Wayne Walker, 50, ex-pastor de jovens da Igreja Cristã Crossbridge, no noroeste do Condado de Harris (Texas), foi preso sob duas acusações de posse de pornografia infantil. A detenção ocorreu na quarta-feira, segundo informou a Fox 26. As autoridades afirmaram que ele teria possuído e compartilhado material ilícito envolvendo menores.
De acordo com a Força-Tarefa de Crimes de Internet Contra Crianças da Região Metropolitana de Houston, a investigação foi aberta após o recebimento de duas “dicas cibernéticas” do Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas em julho.
Antes dessas denúncias, as autoridades afirmaram ter cumprido um mandado de busca em 27 de junho, quando localizaram, em dispositivos de Walker, material que retrataria abuso sexual infantil, incluindo imagens detalhadas e arquivos de vídeo. Documentos judiciais citados no caso apontam que esses conteúdos foram encontrados em vários equipamentos em sua posse.
Os investigadores relataram que a apuração alcançou uma conta de mensagens instantâneas do Yahoo vinculada ao nome de usuário “roughneckforchrist”, que, segundo a polícia, estaria associada a Walker. Registros judiciais alegam que arquivos enviados e compartilhados a partir dessa conta incluíam imagens e vídeos explícitos envolvendo crianças de até 3 anos de idade.
Walker atuou como responsável pelo ministério de alunos do sexto ao décimo segundo ano na Igreja Cristã Crossbridge. Segundo a KTRK, líderes da igreja disseram que ele renunciou ao cargo duas semanas antes da prisão e confirmaram, na tarde de quarta-feira, que ele não ocupava mais nenhuma função na congregação.
Durante a investigação, o filho adulto de Walker foi ouvido pela polícia. Ele afirmou ter encontrado “contrabando” no computador do pai há alguns anos, incluindo conversas inapropriadas na plataforma Discord. Disse ainda que, quando foi confrontado, Walker respondeu que “estava fazendo isso para pegar os bandidos”. O filho relatou que manteve a informação em segredo por lealdade pessoal e que previa que um episódio dessa natureza poderia vir à tona, conforme documentos judiciais.
Em nota à ABC13, a liderança da Crossbridge declarou: “Estamos tristes com as alegações. Continuaremos monitorando a investigação, orando por todos os envolvidos e pela verdade de Deus”.
Walker foi conduzido à Cadeia do Condado de Harris e liberado na quinta-feira após pagamento de fiança de US$ 50 mil. Segundo registros carcerários, ele deverá comparecer ao tribunal nesta segunda-feira, quando a fiança será revisada, segundo o The Christian Post.