O pastor Voddie Baucham Jr., teólogo e autor de best-sellers conhecido por sua defesa da autoridade bíblica, morreu nesta quinta-feira, 25 de setembro, aos 56 anos após sofrer um incidente médico de emergência, anunciou sua família.
“Estamos tristes em informar aos amigos que nosso querido irmão, Voddie Baucham Jr., deixou a terra dos moribundos e entrou na terra dos vivos”, escreveu o ministério de Baucham, Founders Ministries, nas redes sociais.
“Hoje mais cedo, após sofrer um incidente médico de emergência, ele entrou em seu descanso e na presença imediata do Salvador, a quem amava, confiava e servia desde que se converteu como estudante universitário. Por favor, orem por Bridget, seus filhos e netos”, acrescentou a nota.
O Founders Ministries concluiu sua postagem com o Salmos 116.15: “Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos”.
Voddie Baucham Jr
Nascido em 11 de março de 1969, em Los Angeles, filho de mãe solteira, Baucham ganhou destaque como pastor em Houston, no Texas (EUA), antes de se tornar reitor de teologia na Universidade Cristã Africana em Lusaka, Zâmbia. Ele era amplamente respeitado entre os evangélicos por suas pregações sobre masculinidade bíblica, discipulado familiar e apologética cultural, frequentemente atraindo grandes multidões em conferências nos EUA e no exterior.
Em fevereiro de 2021, Baucham passou por tratamento para insuficiência cardíaca, uma batalha que mobilizou cristãos do mundo todo para orar e contribuir financeiramente para seu tratamento. Ele sobreviveu à crise e frequentemente falava sobre a graça sustentadora de Deus durante sua recuperação.
Meses antes de sua morte, Baucham anunciou que estava se mudando com sua família para a Flórida para servir como um dos professores fundadores do Founders Seminary.
Baucham deixa sua esposa de três décadas, Bridget, seus nove filhos e vários netos.
Baucham é autor de vários livros, incluindo Family Driven Faith, Fault Lines e The Ever-Loving Truth, obras que enfatizam a centralidade das Escrituras na abordagem dos desafios culturais e sociais modernos. Seu livro de 2021, Fault Lines, tornou-se um best-seller e o tornou uma voz de destaque alertando a Igreja contra o que ele descreveu como a invasão da ideologia da justiça social.
“Vivemos numa época, numa era em que há pessoas desesperadamente perversas, que precisam desesperadamente de arrependimento e fé, que precisam desesperadamente do Evangelho. E nos dizem que a perversidade é, na verdade, o Evangelho”, disse Baucham em uma entrevista de 2024.
Baucham continuou observando que tal visão de mundo é destrutiva porque não apenas chama o bem de mal e o mal de bem, mas também “afasta as pessoas da única esperança que elas têm”.
“E é disso que se trata. No fim das contas, não se trata apenas de leis que não gostamos, ou das quais discordamos, ou que queremos que sejam alteradas. […] As leis são importantes, mas, em última análise, nossa regra de ouro não é apenas que as pessoas sejam proibidas de certas coisas, mas que sejam livres delas”, conceituou.
Após a notícia de sua morte, amigos e outros líderes se lembraram dele como um pregador ousado com coração de pastor. Os preparativos do funeral ainda não foram anunciados, de acordo com o The Christian Post.