Depois de mais de dez anos como pastor sênior da Primeira Igreja Presbiteriana de Charlotte, na Carolina do Norte, o reverendo Pendleton Barnes Peery foi destituído nesta semana por violar votos de casamento e de ordenação. O ministro, presbiteriano de sexta geração, admitiu ter se “comportado de maneiras chocantemente pecaminosas” em uma vida paralela que incluiu “múltiplos casos de infidelidade física consensual” nos últimos cinco anos.
Segundo o Presbítero Geral do Presbitério de Charlotte, Peery enfrentou uma investigação de um ano que resultou em duas acusações de adultério e duas de ocultação indevida de conduta imprópria, consideradas prejudiciais “à paz, à pureza e à retidão da Igreja”. O comunicado oficial afirma que nenhum membro da Primeira Igreja Presbiteriana, incluindo crianças, esteve envolvido nos episódios relatados.
Em carta enviada aos membros da congregação e divulgada pelo The Charlotte Observer, Peery relatou que o processo começou com “atividade anônima, mas inapropriada, online” que evoluiu para casos extraconjugais. “O que começou como uma curiosidade se transformou em uma vida secreta, escondida da família que me amava e de você”, escreveu. O reverendo acrescentou que segue em acompanhamento terapêutico e de aconselhamento matrimonial.
A Primeira Igreja Presbiteriana de Charlotte, que reúne cerca de 2.000 membros e se define como “uma igreja urbana inclusiva no centro de Uptown Charlotte”, emitiu nota oficial informando que os cultos e ministérios continuam normalmente. “Com o apoio e a orientação do Presbitério de Charlotte, a Primeira Igreja Presbiteriana, seus líderes e congregação estão navegando por este momento em espírito de oração, cuidado e transparência. Pedimos que orem por nossa comunidade enquanto lidamos com as notícias recentes”, declarou a liderança.
Com a decisão do Presbitério, Peery será censurado, suspenso por pelo menos três anos e excluído do ministério ordenado. Em sua biografia — já removida do site da igreja — ele se apresentava como natural de Charlotte, pai de quatro filhos e descendente de uma longa linhagem pastoral. “Além de ser filho de dois pastores, sou marido de uma pastora e irmão de uma pastora. Quando adolescente, eu ia de porta em porta ao lado do meu pai na evangelização”, relatava.
Peery iniciou o ministério como pastor associado na Segunda Igreja Presbiteriana de Richmond, Virgínia, e mais tarde atuou como pastor sênior na Primeira Igreja Presbiteriana de Shreveport, Louisiana, antes de assumir a liderança em Charlotte, de acordo com informações do portal The Christian Post.
Em sua carta de despedida, citou o Salmo 51: “Estou muito envergonhado. Lamento o que fiz e quem magoei. Sei que minhas falhas impactarão vocês como comunidade de fé, bem como a equipe com a qual tive a sorte de trabalhar. Hoje estou vivendo as palavras do salmista. Tenho uma humilde necessidade da misericórdia de Deus e estou apenas no início da minha jornada de arrependimento e responsabilidade”.