Pouco mais de um ano após deixar o cargo de pastor da Oak Cliff Bible Fellowship, em Dallas, Texas, o reverendo Tony Evans voltou a falar publicamente em eventos cristãos. O líder, que dirigiu a congregação de 11 mil membros durante 48 anos, havia se afastado em 09 de junho de 2024, ao reconhecer que “ficou aquém dos padrões bíblicos” em um pecado não revelado, embora tenha enfatizado na ocasião que não havia violado leis civis.
Evans participou do FAMiLY Leadership Summit, realizado em Iowa e organizado pelo The FAMiLY Leader, entidade presidida por Bob Vander Plaats. O grupo surgiu em 1996 como Iowa Family Policy Center e hoje atua com a proposta de “empoderar a Igreja para liderar a transformação cultural”. Em sua mensagem, intitulada “Princípio acima da política”, Evans afirmou que a missão dos cristãos é aplicar os valores do Reino de Deus em todas as esferas da sociedade.
“Deus não vai pular a igreja para consertar a Casa Branca. Será tarefa da Igreja de Jesus Cristo gerar uma geração de seguidores de Cristo que cresçam progressivamente para representar Cristo no parlamento estadual, na Casa Branca, na escola e na cultura, que não sejam emburrecidos pela cultura, mas que sejam impactantes para ela”, declarou.
Metáfora do cinema
Durante o discurso, Evans comparou a vida cristã a uma prévia de filme. Segundo ele, os crentes deveriam ser como os “clipes mais populares” que despertam interesse pelo espetáculo completo. “Meus irmãos e irmãs, um dia, um grande espetáculo chegará à cidade. Deus é o produtor, o Espírito Santo é o diretor, Jesus é o astro, e será uma produção mundial. Chama-se Reino de Deus”, afirmou.
Contexto da renúncia
Ao anunciar seu afastamento em 2024, Evans, então com 75 anos, destacou que não havia cometido crime, mas admitiu falta de discernimento em suas ações. “Há alguns anos, não atingi esse padrão. Portanto, sou obrigado a aplicar a mim mesmo o mesmo padrão bíblico de arrependimento e restauração que apliquei aos outros”, disse na época. Ele informou que compartilhou a situação com a família e os presbíteros, que o acompanharam em um processo de cura e restauração.
Repercussões e incertezas
Até o momento, não foi confirmado se Evans foi oficialmente restaurado ao ministério em sua igreja local. Questionado pelo The Christian Post em 23 de agosto, um representante da Oak Cliff Bible Fellowship não confirmou sua aptidão para reassumir funções pastorais. A organização The FAMiLY Leader também não respondeu se discutiu a renúncia do líder antes de convidá-lo para o evento.
Em seu site oficial, o grupo destaca que conecta pastores a governantes com a missão de promover oração, reavivamento e engajamento bíblico. “Acreditamos que a verdadeira esperança para a América está na Igreja que se ergue para ser o sal e a luz que Cristo a chamou para ser — nos lares, nas comunidades e no governo”, afirma a instituição.
Reconhecimento do anfitrião
Ao apresentá-lo no encontro, Bob Vander Plaats ressaltou a trajetória de Evans. “Ele é um cara que abraçou esse modelo de liderança de inspirar a Igreja a se envolver com o governo, não para o avanço de um partido, mas para o avanço do Reino de Deus e a bênção das pessoas”, declarou. Vander Plaats destacou ainda a criação da Alternativa Urbana, ministério fundado por Evans que busca mobilizar igrejas para suprirem necessidades da comunidade.