O exame preventivo é oferecido em todas as unidades de saúde de Porto Velho
O Prefeito Hildon Chaves sancionou o projeto de lei que garante que servidoras públicas tenham direito a um dia de folga para realização de exames ginecológicos e de prevenção ao câncer de mama. O projeto é de autoria das vereadoras Márcia Socorrista e Elis Regina. “Tudo isso foi pensado durante o mês de prevenção ao câncer de mama e colo de útero, que é o mês de outubro, e essa foi mais uma forma de incentivar nossas servidoras a se cuidarem”, explicou o prefeito.
Toda pessoa com útero que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 64 anos. Segundo especialistas, o câncer de colo de útero é uma doença que pode ser evitada e tratada quando diagnosticada na fase inicial.
CUIDADOS E ATENDIMENTOS
Para fazer o exame na rede municipal, a mulher não pode estar no período menstrual nem deve usar creme vaginal, duchas, tampões, desodorantes ou outros medicamentos vaginais antes do exame. A recomendação é para melhorar o resultado da amostra. Como documentação, é necessário ter em mãos o cartão do SUS e CPF.
O preventivo é um procedimento de rotina oferecido em todas as unidades da zona rural e urbana, que funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. Para realizar o agendamento, é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima tendo em mãos o cartão do Sus e um documento oficial com foto.
Texto: Larissa Vieira
Foto: Felipe Ribeiro
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Fonte: Prefeitura de Porto Velho