O estudo Juventude na Alemanha mostra que 31% dos jovens de 14 a 29 anos acreditam em um Deus pessoal, em comparação com 25% dos jovens de 30 a 49 anos e 24% dos jovens de 50 a 69 anos.
A pesquisa publicada recentemente é realizada regularmente desde 2020. Cerca de 6.000 pessoas, divididas igualmente entre essas três faixas etárias, foram entrevistadas.
Segundo o estudo, 55% dos jovens entrevistados professavam alguma religião, entre eles, a maioria se identificava com a fé cristã (41%), e 10% se declararam muçulmanos, enquanto 45% não pertencem a nenhuma religião.
Além disso, quase 35% dos jovens de 14 a 29 anos concordaram com a afirmação “minha fé me dá apoio em momentos difíceis”. Isso também foi concordado por 26% e 25% dos jovens de 30 a 49 anos e de 50 a 69 anos, respectivamente.
Família, mais importante que a fé
No entanto, a fonte mais forte de significado na vida da geração mais jovem é a família (60%), seguida por relacionamentos amorosos/de parceria (35%), objetivos de vida (30%) e amizades (30%). A fé ocupa o décimo primeiro lugar, com 12%.
Os autores do estudo afirmam que esses números mostram “tendências na importância decrescente da religião e da fé na população atual”. Pelo menos 60% dos jovens negaram a crença em um Deus pessoal, em comparação com 51% em 2022. Entre os muçulmanos pesquisados, a fé ainda é muito mais prevalente.
Quando se trata de valores e virtudes, o estudo descobriu que os jovens tendem a aderir aos mais tradicionais.
Para jovens de 14 a 29 anos, a família também é o valor mais importante, seguida por saúde e segurança, honestidade, confiabilidade, disponibilidade e educação.
Na extremidade inferior do ranking de valores estão desempenho/carreira, fé/religião e sustentabilidade ambiental.
Uso da mídia
Juventude na Alemanha também analisa como as gerações mais jovens usam a mídia e suas consequências.
Segundo o estudo, os canais de informação mais importantes para jovens de 14 a 29 anos são as mídias sociais (55%). Sites e portais de notícias são usados por 35%.
Eles também usam o Google e outros mecanismos de busca, bem como programas de televisão (30% cada), enquanto os maiores de 50 anos preferem mídias tradicionais, como televisão, sites de notícias e jornais impressos, para obter informações.
Além disso, os jovens usam seus smartphones para quase tudo, especialmente (92%), seguidos pelo Instagram e YouTube. Metade dos entrevistados mais jovens usa o TikTok regularmente.
Saúde mental em ascensão entre os jovens
O estudo também mostra que o estresse psicológico é mais prevalente nas gerações mais jovens do que nas gerações intermediárias e mais velhas.
De acordo com suas próprias respostas, eles são “atormentados por estresse e dúvidas sobre si mesmos, bem como exaustão , falta de motivação, desconforto perto de outras pessoas e solidão”.
Embora em todas as faixas etárias quase 15% estejam em tratamento psiquiátrico, a proporção de jovens de 14 a 29 anos que sentem que precisam de tratamento de saúde mental é consideravelmente maior do que nas gerações mais velhas, diz o estudo.
“Hoje, a infância e a adolescência parecem ser mais estressantes do que no passado e a maior diferença entre pessoas mais jovens e mais velhas é que os jovens vivenciam uma infância e adolescência influenciadas pelo smartphone em vez de uma baseada em brincadeiras em grupo, como era o caso no passado”, dizem os pesquisadores”, concluem os pesquisadores.
Folha Gospel com informações de Evangelical Focus