A avaliação do governo Lula (PT) segue majoritariamente negativa entre os evangélicos, mas a rejeição apresentou queda, de acordo com a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (11).
O levantamento mostra que a aprovação de Lula no segmento religioso subiu de 18% para 27% desde julho. Apesar da melhora, o grupo ainda concentra uma das maiores taxas de crítica ao presidente: 52% consideram a gestão ruim ou péssima.
Além dos evangélicos, Lula também tem alta rejeição entre:
- moradores do Sul (52%),
- pessoas com ensino superior (46%),
- e faixas de renda mais altas (entre 41% e 47% entre quem ganha acima de dois salários mínimos).
Cenário geral
No total da pesquisa, 33% dos brasileiros classificaram o governo como ótimo ou bom, enquanto 38% avaliaram como ruim ou péssimo. Houve melhora em relação à pesquisa anterior, quando apenas 29% aprovavam o governo.
A gestão é melhor avaliada entre nordestinos (45%), menos escolarizados (40%), pessoas de 45 a 59 anos (40%) e os mais pobres (39%).
Aprovação e desaprovação empatadas
De acordo com o Datafolha, 48% aprovam e 48% desaprovam o governo Lula — em julho, eram 46% de aprovação contra 50% de desaprovação.
A pesquisa ouviu 2.005 pessoas em 113 cidades entre segunda (8) e terça-feira (9), com margem de erro de dois pontos percentuais.
Folha Gospel com informações de Comunhão, CNN e Veja